terça-feira, 19 de janeiro de 2010

POVO DE RUA LAROÊ EXUS!!!

EXU:






DIA DA SEMANA: segunda-feira; CORES: preto, vermelho, branco; SÍMBOLO: tridente;
 ELEMENTO: fogo;



PLANTAS: pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã; FLOR: cravos vermelhos;



METAL: bronze, ferro bruto (minério), terra; BEBIDAS: cachaça e batida de mel para Exu; anis e champanhe para Pombo-gira;



SINCRETISMO: Santo Antonio (13.6) e São Benedito (5.10);



GUIA: contas pretas e vermelhas intercaladas ou não; outras formas e cores; DOMÍNIOS: encruzilhadas, portas, cemitérios;



O QUE FAZ: vigia as passagens, abre e fecha os caminhos. Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar

caminhos para progredir, além de proteger contra perigos e inimigos;



QUEM É: mensageiro dos mortais para os Orixás, senhor da vitalidade;



CARACTERÍSTICAS: apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão;



SAUDAÇÃO: laroriê, Exu! RISCOS DE SAÚDE: dores de cabeça relacionadas a problemas de fígado;



PRESENTES PREDILETOS: dinheiro, velas, suas comidas e bebidas preferidas, charutos (Exu) ou cigarros (Pombo-gira);





POMBO GIRA:



Pombo gira: (de Bombogira, nome de Exu em Angola) É o nome dado aos Exus femininos. Na Umbanda, existem muitos Exus e

Pombos giras que governam lugares diferentes e auxiliam os vários Orixás;



CORES: preto, vermelho, outras; GUIA: contas pretas e vermelhas intercaladas ou não; outras formas e cores;



FLOR: rosas vermelhas; SAUDAÇÃO: laroiê, Pombo Gira!


O dia preferencial para Exu é segunda-feira, suas cores são vermelho e preto, gostam de Pinga, Marafo e outras bebidas fortes.




Exu caveira é considerado um dos principais integrantes das Linhas de Exu. Conheça um pouco mais desta magnífica entidade.



Características do Exu Caveira: Tem o Exu Caveira, em especial, o poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas. Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de um modo geral, todo trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do Exu Caveira. A ele, por sinal, bem se poderá dar o título de lugar-tenente de Omulu e sem a sua participação, nenhum trabalho ou despacho feito no cemitério dará resultado. Tanto que, para se entregar, seja o que for, a Omulu, no Cruzeiro de um cemitério, é necessário e indispensável que, antes de o fazer, que se salve Exu Caveira e, para isto, proceda-se da seguinte maneira: acende-se uma vela na sepultura que estiver mais perto do Cruzeiro, à esquerda. Em seguida, oferece-se a ele a vela, em sua homenagem, pedindo-lhe licença para entrega.


Apresentação do Exu Caveira: Apresenta-se, em geral, com a forma de uma caveira, daí o seu nome. Não tem a hora certa para se apresentar, podendo fazê-lo quando menos se esperar, seja de dia ou de noite. Na maioria das vezes, no entanto, apresenta-se depois da hora grande, ou seja, meia-noite.





O Exu Caveira transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:





Exu Tata Caveira: Exu provocador do sono da morte e manipulador de todas drogas e entorpecentes. Apresenta-se como uma caveira e vestido de preto.



Exu Brasa: É o provocador de incêndios. Domina o reino do fogo. Concede aos que praticam magia negra o dom de andar sobre o fogo.



Exu Pemba: É especializado na propagação de moléstias venéreas e também favorecer todas as espécies de amores clandestinos.

Apresenta-se como um mago.



Exu Maré: É o Exu especializado em facilitar a invisibilidade das pessoas, dando-lhes poderes de se transportar de um lugar para outro.

Sua apresentação é a de uma criatura normal.



Exu Carangola: Sua especialidade é fazer com que as pessoas fiquem perturbadas e dêem gargalhadas histéricas, dançando sem ter vontade; comanda o ritmo cabalístico da dança.



Exu Arranca-Toco: Habita as matas. É especializado no domínio de tesouros.



Exu Pagão: É especializado na separação de casais. Tem poder de incutir ódio e ciúme nos corações humanos.



Características do Exu da Meia-Noite: O Exu da Meia-Noite é um dos mais invocados, porquanto é o encarregado de escrever toda a sorte de caracteres e tratar, especialmente, das forças ocultas. Segundo a crença popular, foi ele quem ensinou a Cipriano todas as espécies de sortes e mágicas que fazia. À meia-noite o Exu da Meia-Noite faz a ronda do mundo físico, sendo por isso que, em geral, deixa-se passar, pelo menos, uns cinco minutos da meia-noite para se sair à rua ou para se deixar um Terreiro. Isto, porém, na Umbanda, pois na Quimbanda é exatamente à meia-noite que se fazem os despachos destinados ao Exu da Meia-Noite.





O Exu da Meia Noite transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:





Exu Mirim: Este Exu possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança.



Exu Pimenta: É o Exu especializado na elaboração da química e de todos os filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.



Exu Malé: Este Exu tem o poder das artes mágicas e das bruxarias que se realizam nos Candomblés. Apresenta-se com a forma de um Preto Velho. Mas é reconhecido pelo forte cheiro de enxofre que exala.



Exu das Sete Montanhas: É o Exu que tem o domínio sobre as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas. Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanado do seu corpo fluídico.



Exu Ganga: Este exerce domínio sobre os despachos que se fazem nos cemitérios, tanto nos casos em que o trabalho é feito para o negativo como nos casos em que é para salvar alguém da morte. Apresenta-se vestido de preto e cinza, deixando no ar forte cheiro de carne em decomposição.



Exu Caminaloá: Este Exu trabalha ao lado do Exu Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Exus da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Exu. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até mesmo a loucura. O Exu Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.



Exu Quirombô: Este Exu tem atuação idêntica à do Exu Mirim. No entanto, é especializado em prejudicar "mocinhas", desviando-as para o mau caminho. Apresenta-se, também, como uma criança.





Os EXUS, possibilitando a manifestação dos conteúdos reprimidos do seu aparelho, acabam sendo confundidos com o próprio manifestante e os seus traumas.





Afastando os excessos do médium e desbloqueando seus médiuns, observamos nas próprias Entidades Exus, incorporados ou não, as seguintes características:





- São exigentes quanto ao preparo do filho de fé (moral, físico, espiritual e ritual);



- São exigentes quanto à limpeza e ordem, tanto dos seus objetos quanto do ambiente;



- Tem palavra e a honram;



- Buscam evoluir;



- Por sua função Kármica de Guardião, sofrem com os constantes choques energéticos a que estão expostos;



- Revoltam-se com aqueles que atrasam a sua evolução;



- Estas Entidades mostram-se sempre justas, dificilmente demonstrando emotividade, dando-nos a impressão de serem mais "Duras" que as da Direita;



- São caridosas e trabalham nas suas consultas, mais com os assuntos Terra a Terra;



- Sempre estão nos lugares mais perigosos para a Alma Humana;



- Quando não estão em missão ou em trabalhos, demonstram o imenso Amor e Compaixão que sentem pelos encarnados e descarnados;



- Dada a natureza da sua Missão, são realmente Entidades perigosas, mal comparando com a eletricidade, que ilumina e aquece, mas que também fulmina. Nós trabalhamos com Elas sempre sob o controle da Direita, para o próprio benefício delas e também do nosso;



- Muitas destas Entidades, após terem conquistado grande LUZ e PODER, tornaram a cair e a levantar-se;



- Quanto às suas vestimentas, formas corpóreas e maneiras de falar assumidas no Terreiro, saiba que são apropriadas à nossa compreensão e também para a dos visitantes do mundo Astral mais baixo. Eles a assumem para melhor poder cumprir o seu papel.

Na realidade, são belos e realmente possuem forte magnetismo pessoal. Eles nos impõem respeito apenas pela presença. Onde realmente estão, impõem também o respeito à LEI DIVINA, da qual não se afastam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário