terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ESCLARECIMENTOS DOS EXUS AMPARADORES

Ainda agora, enquanto eu preparava o material para a 1ª aula do curso de Orientalismo e Espiritualidade (com ênfase nos ensinamentos dos Upanishads) que iniciarei daqui a pouco no IPPB para cerca de 235 pessoas, percebi uma certa manifestação energética por fora do meu apartamento.

Fechei os olhos e concentrei-me para verificar o que era. Pulsei luz no meu chacra frontal e nas mãos enquanto erguia os pensamentos e sentimentos ao Supremo Amor para sintonizar a consciência com as energias elevadas.

Fora do apartamento (moro no quinto andar), em pleno ar, surgiu uma fenda escura. Eu sabia que era uma passagem interdimensional para o plano extrafísico.


Do outro lado da mesma muito embora e não pudesse vê-los diretamente,estava um grupo de exús que trabalham nos ambientes pesados do Astral, desmanchando as porcarias que os encarnados encomendam aos seus asseclas desencarnados que patrocinam certos processos de magia trevosa.


Eles operam em climas pesadíssimos e são craques em dissolver as energias pesadas emanadas pelo ódio. Costumam trabalhar associados as egrégoras afro-brasileiras, principalmente na Umbanda. São espíritos que não costumam aparecer ostensivamente e não são dados a floreios espirituais.
Costumam ser bem diretos e falam na cara o que for preciso, sem qualquer dose de concessão ao ego de quem os escuta.


Dentro de sua maneira direta de agir, eles não suportam pessoas hipócritas e nem espiritualistas que complicam o serviço com os seus problemas corriqueiros. Também não gostam de pessoas que trabalham sem honra no caminho e apenas voltadas para a resolução de suas problemáticas infantis.


Apesar de aparentarem um jeitão meio agressivo (quem os critica não trabalha com a energias pesadas que eles tem que aturar a toda hora e nem tem metade da raça desses amigos que operam no Umbral e que tanto ajudam a humanidade sem receberem o mínimo reconhecimento), respeitam muito a que trabalha verdadeiramente voltado para a Espiritualidade Superior.

Em muitas ocasiões de minha vida fui ajudado por esses exús e outras entidades ligadas às atmosferas psíquicas afro-brasileiras.



Por diversas vezes, principalmente em projeções da consciência com resgates extrafísicos dificílimos, esse pessoal me ajudou e protegeu, sempre de forma limpa e sem me cobrar coisa alguma. Alguns desses grupos extrafísicos trabalham ligados a diversos mestres espirituais que ajudam invisivelmente a humanidade. Servem nos planos densos sob o comando secreto dos mentores que patrocinam o esclarecimento espiritual planetário.



São eles que seguram as barras pesadas nos ambientes crosta-a-crosta e nos planos extrafísicos densos (umbralinos). São eles os amparadores que descem as furnas malignas para enfrentar o mal que se esconde do olhar dos homens sem fé e sem coragem.



Sim, são eles que se revestem de coragem e partem para os combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observadas por esses exús-amparadores.



São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos estão mais preocupados combates com os agentes extrafísicos patrocinadores e exploradores das trevas humanas que se escondem aos olhos dos homens, mas que são observadas por esses exús-amparadores. São eles que ajudam muito a proteção de diversos grupos espiritualistas e nunca são reconhecidos pelos mesmos (muitos grupos estão mais preocupados com a pureza doutrinária do que com a verdade que se apresenta e precisa ser evidenciada de forma universalista).



Nesse instante, enquanto escrevo essas linhas, sinto a presença do Pai Joaquim de Aruanda, amparador preto- velho ligado às vibrações da Umbanda e que também já me ajudou em muitas projeções. É ele que está patrocinando esse contato espiritual com os exús amigos e permitindo a manutenção das vibrações sadias que me inspiram a escrever tudo isso.



Voltando ao relato com o qual iniciei esses escritos, os exús que estavam do outro lado da fenda inter-dimensional me passaram uns toques espirituais importantes. Alguns deles são de cunho pessoal e referem-se a um processo extrafísico pesado no qual estão envolvidas algumas pessoas que estou tentando ajudar. Porém, alguns dos toques são de cunho geral e poderão ser úteis para a reflexão de outras pessoas que estudam a Espiritualidade. Aliás, esse foi o motivo que me fez correr aqui para o computador e escrever logo para não esquecer posteriormente. Vou colocar por tópicos para facilitar:



1. “Muitas pessoas que correm para os lugares espiritualistas em busca de ajuda não merecem ser ajudadas. Não fazem nada para melhorar, só querem que alguém tire o peso de seus cangotes.”



2. “O ser humano é muito falso mesmo. Vai pedir ajuda espiritual como se fosse um perseguido e injustiçado, mas nem conta dos desejos cruéis que carrega e que são a causa de sua desdita.”



3. “Os obsessores são tinhosos mesmo e perturbam muito, principalmente se a pessoa lhes dá fartura de pensamentos ruins na cachola e lhes dá a guarida de suas energias.”



4. “Algumas porradas espirituais que as pessoas levam são bem merecidas. Quem manda mexer com o que não deve? Quem enfia a mão no vespeiro quer ser ferroado. Depois não adianta reclamar!”



5. “As pessoas olham muito para os defeitos dos outros. Por isso não tem tempo de enxergarem suas próprias mazelas. Mas os obsessores adoram vê-las, ao vivo e a cores, direto dentro delas mesmas, de preferência acoplados juntos e fazendo a festa.”



6. “Quem trabalha direito e segue seu caminho com honra não precisa de proteção espiritual. A luz de seus propósitos já lhe protege e inspira. Porém, em alguma necessidade a mais, pode contar com a gente mesmo. Nem precisa pedir. Quem é raçudo no rala-rala da vida e ainda pensa no bem dos outros merece ser tratado com o devido respeito.”



7. “Tem muita gente fazendo coisa braba para os outros. Problema delas! Vão se ferrar, mais cedo ou mais tarde. Tudo o que elas mandarem na intenção de alguém irá voltar para elas mesmas lá na frente.”



8. “Quanto maior for à má intenção de alguém, maior será a chusma de espíritos perversos agarrados em suas energias.”



9. “Tem muita gente rezando para acabar com alguém ou para conquistar a força o que não merece. Ah, eles vãose ferrar!!!”



10. “A maioria das pessoas não tem vergonha na cara. Rezam pouco, pensam mal dos outros, estão cheias de medo e ainda deixam a guarda aberta por causa de seus rolos emocionais. Depois ainda ficam se perguntando o porquê de tantas coisas ruins estourando em suas vidas pequenas e apagadas.”



11. “A grana que o pessoal paga em algum lugar para fazer coisa braba para os outros poderia ser usada para ajudar os pobres. Quem faz isso merece as porradas espirituais que leva e os obsessores que arrasta em sua companhia.”



12. “O dinheiro não é capaz de comprar uma noite de sono com a consciência tranqüila. E é durante o sono que muita gente se ferra no Astral. Tem espírito brabo doido para fungar em seus cangotes e sugar suas energias. E tem gente que ainda acha que é pesadelo.”



13. “Quem é justo tem a proteção que merece. Pode sair do corpo sem susto. Está em casa e não tem o que temer. Pode voar por aí e aproveitar as horas de recreio espiritual. Os guias espirituais os orientarão e os protegerão de qualquer coisa, desde que sejam justos.”



14. “Muitos já nos chamaram de polícia do baixo astral ou de lixeiros do Astral inferior. Pela parte que nos toca, muito obrigado. Mas nós somos mesmo é ajudantes de serviços gerais no Astral. Fazemos o que é preciso e justo, sem passar dos limites que os Maiorais da Espiritualidade nos determinaram. Nenhum de nós é traíra! Somos o que somos. Somos honrados e ninguém nos compra. E ai de quem tentar nos enrolar com promessas falsas ou intenções ruins.”





P.S.: Um deles ainda me disse o seguinte: “Se você vai escrever mesmo o nosso recado, então vai fundo. Escreve tudo mesmo. Pode esperar que você será criticado por isso. Dane-se! Faz com honra e verdade e dane-se o que os hipócritas de plantão pensam. Os obsessores deles que se entendam com eles. Se você faz o seu serviço com convicção e é guiado pela Espiritualidade Superior, manda ver! O seu coração sabe o quanto de verdade que há nesse nosso papo. E tem muita gente que entenderá o recado sim. E não é aquela gente que se acha espiritualizada não (se acham muito espertos, mas dançam feio em muitas situações que só a galera do Invisível é que vê). Quem entenderá esse recado são as pessoas simples de coração e de mente. A elas o nosso respeito.”





Nota: Enquanto finalizo esses escritos, também está presente um dos amparadores do grupo de Ramatís supervisionando tudo.

 Um último esclarecimento: Como elemento interdimensional consciente e que percebe outros planos e seres espirituais, é minha tarefa passar para o plano físico muito do que vejo como forma de esclarecimento espiritual universalista. Alguns entendem isso, outros não. Não importa. Não escrevo para agradar a doutrina ou o condicionamento de ninguém mesmo. Só sei que apesar dos defeitos que tenho, os propósitos que movem meu trabalho são justos e que tento caminhar com honra na tarefa que me foi designada pela Espiritualidade. Agradeço muito ao Grande Arquiteto do Universo pela oportunidade de viver na Terra e de andar com a mente e o coração abertos a tudo aquilo que seja positivo e criativo na manifestação da vida. Na casa secreta do meu coração há espaço para todas as correntes de trabalho espiritual que fazem o bem para a humanidade. Agradeço aqui de forma explícita a todos os amparadores das egrégoras afro-brasileiras que sempre deram uma grande força e proteção na tarefa espiritual e humana em que estou envolvido. E também deixo aqui registrada toda a minha alegria de trabalhar com a Espiritualidade, minha grande riqueza de consciência e que nem a morte pode roubar-me, pois é estado de consciência íntimo e intransferível.





WAGNER BORGES

POVO DE RUA LAROÊ EXUS!!!

EXU:






DIA DA SEMANA: segunda-feira; CORES: preto, vermelho, branco; SÍMBOLO: tridente;
 ELEMENTO: fogo;



PLANTAS: pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã; FLOR: cravos vermelhos;



METAL: bronze, ferro bruto (minério), terra; BEBIDAS: cachaça e batida de mel para Exu; anis e champanhe para Pombo-gira;



SINCRETISMO: Santo Antonio (13.6) e São Benedito (5.10);



GUIA: contas pretas e vermelhas intercaladas ou não; outras formas e cores; DOMÍNIOS: encruzilhadas, portas, cemitérios;



O QUE FAZ: vigia as passagens, abre e fecha os caminhos. Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar

caminhos para progredir, além de proteger contra perigos e inimigos;



QUEM É: mensageiro dos mortais para os Orixás, senhor da vitalidade;



CARACTERÍSTICAS: apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão;



SAUDAÇÃO: laroriê, Exu! RISCOS DE SAÚDE: dores de cabeça relacionadas a problemas de fígado;



PRESENTES PREDILETOS: dinheiro, velas, suas comidas e bebidas preferidas, charutos (Exu) ou cigarros (Pombo-gira);





POMBO GIRA:



Pombo gira: (de Bombogira, nome de Exu em Angola) É o nome dado aos Exus femininos. Na Umbanda, existem muitos Exus e

Pombos giras que governam lugares diferentes e auxiliam os vários Orixás;



CORES: preto, vermelho, outras; GUIA: contas pretas e vermelhas intercaladas ou não; outras formas e cores;



FLOR: rosas vermelhas; SAUDAÇÃO: laroiê, Pombo Gira!


O dia preferencial para Exu é segunda-feira, suas cores são vermelho e preto, gostam de Pinga, Marafo e outras bebidas fortes.




Exu caveira é considerado um dos principais integrantes das Linhas de Exu. Conheça um pouco mais desta magnífica entidade.



Características do Exu Caveira: Tem o Exu Caveira, em especial, o poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas. Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de um modo geral, todo trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do Exu Caveira. A ele, por sinal, bem se poderá dar o título de lugar-tenente de Omulu e sem a sua participação, nenhum trabalho ou despacho feito no cemitério dará resultado. Tanto que, para se entregar, seja o que for, a Omulu, no Cruzeiro de um cemitério, é necessário e indispensável que, antes de o fazer, que se salve Exu Caveira e, para isto, proceda-se da seguinte maneira: acende-se uma vela na sepultura que estiver mais perto do Cruzeiro, à esquerda. Em seguida, oferece-se a ele a vela, em sua homenagem, pedindo-lhe licença para entrega.


Apresentação do Exu Caveira: Apresenta-se, em geral, com a forma de uma caveira, daí o seu nome. Não tem a hora certa para se apresentar, podendo fazê-lo quando menos se esperar, seja de dia ou de noite. Na maioria das vezes, no entanto, apresenta-se depois da hora grande, ou seja, meia-noite.





O Exu Caveira transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:





Exu Tata Caveira: Exu provocador do sono da morte e manipulador de todas drogas e entorpecentes. Apresenta-se como uma caveira e vestido de preto.



Exu Brasa: É o provocador de incêndios. Domina o reino do fogo. Concede aos que praticam magia negra o dom de andar sobre o fogo.



Exu Pemba: É especializado na propagação de moléstias venéreas e também favorecer todas as espécies de amores clandestinos.

Apresenta-se como um mago.



Exu Maré: É o Exu especializado em facilitar a invisibilidade das pessoas, dando-lhes poderes de se transportar de um lugar para outro.

Sua apresentação é a de uma criatura normal.



Exu Carangola: Sua especialidade é fazer com que as pessoas fiquem perturbadas e dêem gargalhadas histéricas, dançando sem ter vontade; comanda o ritmo cabalístico da dança.



Exu Arranca-Toco: Habita as matas. É especializado no domínio de tesouros.



Exu Pagão: É especializado na separação de casais. Tem poder de incutir ódio e ciúme nos corações humanos.



Características do Exu da Meia-Noite: O Exu da Meia-Noite é um dos mais invocados, porquanto é o encarregado de escrever toda a sorte de caracteres e tratar, especialmente, das forças ocultas. Segundo a crença popular, foi ele quem ensinou a Cipriano todas as espécies de sortes e mágicas que fazia. À meia-noite o Exu da Meia-Noite faz a ronda do mundo físico, sendo por isso que, em geral, deixa-se passar, pelo menos, uns cinco minutos da meia-noite para se sair à rua ou para se deixar um Terreiro. Isto, porém, na Umbanda, pois na Quimbanda é exatamente à meia-noite que se fazem os despachos destinados ao Exu da Meia-Noite.





O Exu da Meia Noite transmite as ordens recebidas para os seguintes Exus:





Exu Mirim: Este Exu possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança.



Exu Pimenta: É o Exu especializado na elaboração da química e de todos os filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.



Exu Malé: Este Exu tem o poder das artes mágicas e das bruxarias que se realizam nos Candomblés. Apresenta-se com a forma de um Preto Velho. Mas é reconhecido pelo forte cheiro de enxofre que exala.



Exu das Sete Montanhas: É o Exu que tem o domínio sobre as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas. Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanado do seu corpo fluídico.



Exu Ganga: Este exerce domínio sobre os despachos que se fazem nos cemitérios, tanto nos casos em que o trabalho é feito para o negativo como nos casos em que é para salvar alguém da morte. Apresenta-se vestido de preto e cinza, deixando no ar forte cheiro de carne em decomposição.



Exu Caminaloá: Este Exu trabalha ao lado do Exu Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Exus da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Exu. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até mesmo a loucura. O Exu Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.



Exu Quirombô: Este Exu tem atuação idêntica à do Exu Mirim. No entanto, é especializado em prejudicar "mocinhas", desviando-as para o mau caminho. Apresenta-se, também, como uma criança.





Os EXUS, possibilitando a manifestação dos conteúdos reprimidos do seu aparelho, acabam sendo confundidos com o próprio manifestante e os seus traumas.





Afastando os excessos do médium e desbloqueando seus médiuns, observamos nas próprias Entidades Exus, incorporados ou não, as seguintes características:





- São exigentes quanto ao preparo do filho de fé (moral, físico, espiritual e ritual);



- São exigentes quanto à limpeza e ordem, tanto dos seus objetos quanto do ambiente;



- Tem palavra e a honram;



- Buscam evoluir;



- Por sua função Kármica de Guardião, sofrem com os constantes choques energéticos a que estão expostos;



- Revoltam-se com aqueles que atrasam a sua evolução;



- Estas Entidades mostram-se sempre justas, dificilmente demonstrando emotividade, dando-nos a impressão de serem mais "Duras" que as da Direita;



- São caridosas e trabalham nas suas consultas, mais com os assuntos Terra a Terra;



- Sempre estão nos lugares mais perigosos para a Alma Humana;



- Quando não estão em missão ou em trabalhos, demonstram o imenso Amor e Compaixão que sentem pelos encarnados e descarnados;



- Dada a natureza da sua Missão, são realmente Entidades perigosas, mal comparando com a eletricidade, que ilumina e aquece, mas que também fulmina. Nós trabalhamos com Elas sempre sob o controle da Direita, para o próprio benefício delas e também do nosso;



- Muitas destas Entidades, após terem conquistado grande LUZ e PODER, tornaram a cair e a levantar-se;



- Quanto às suas vestimentas, formas corpóreas e maneiras de falar assumidas no Terreiro, saiba que são apropriadas à nossa compreensão e também para a dos visitantes do mundo Astral mais baixo. Eles a assumem para melhor poder cumprir o seu papel.

Na realidade, são belos e realmente possuem forte magnetismo pessoal. Eles nos impõem respeito apenas pela presença. Onde realmente estão, impõem também o respeito à LEI DIVINA, da qual não se afastam.

domingo, 10 de janeiro de 2010

POMBOGIRA RAINHA


PUNHAL DE POMBOGIRA


ROSA CAVEIRA


pombogira da lua


POMBOGIRA DA NOITE


MARIA MULAMBO DA FIGUEIRA


MARIA MULAMBO DA LIRA


POMBOGIRA DOS 7 VEUS


MARIA MULAMBO DOS 7 PUNHAIS


GUARDIÃ ROSA CAVEIRA


DONA MARIA MULAMBO DAS ROSAS


POMBOGIRA DO AMOR


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

pombogira rainha


pombogira sete encruzilhadas


roupa da pombogira do lodo


roupa da pombogira da figueira


pombogira do cemitério


ROUPA DA POBOGIRA DA ESTRADA


POMBOGIRA DAS ALMAS DO CABARÉ


ROUPA DA POMBOGIRA DA ENCRUZILHADA


ROUPA DA POBOGIRA DO CRUZEIRO


ROUPA POMBOGIRA DAS ALMAS


OFERENDA A MARIA MULAMBO DAS ROSAS








ELEMENTOS:

Rosas Vermelhas ABERTAS (7,14 ou 21 Rosas) SEM OS ESPINHOS


7 CIGARROS LONGOS Acesos AO LADO DA OFERENDA, NUM CINZEIRO DE BARRRO OU PRATO DE BARRO


1 CAIXA DE FOSFOROS, QUE DEVE FICAR ABERTA AO LADO DA OFERENDA


3 VELAS VERMELHAS


3 FOLHAS DE MAMONA


1 GARRAFA DE LICOR DE CACAU

Forre O CHÃO COM AS FOLHAS DE 7 mamona, formando UM CÍRCULO, EM CIMA DE CADA FOLHA, COLOQUE UMA ROSA, COM AS PÉTALAS PARA A PARTE DE DENTRO E OS CABOS PARA A PARTE DE FORA DO CÍRCULO. ABRA O LICOR E REGUE UM POUQUINHO, CADA FOLHA DE MAMONA, E DEIXE A GARRAFA NO CENTRO DO CÍRCULO.


ACENDA AS 3 VELAS NO CENTRO DO CÍRCULO, PODEM SER ACESAS EM CIMA DE UM Pratinho DE BARRO E DEVEM FICAR BEM FIRMES, EM VOLTA DESSAS VELAS, ACENDA OS 7 CIGARROS, COM AS BRASAS PARA FORA E OS FILTROS PARA A PARTE DE DENTRO, ONDE ESTÃO AS VELAS.


LOCAL DE ENTREGA: PRAÇAS OU JARDINS, preferencialmente terreiros.


HORAS HORÁRIO: ATÉ AS 21:00


PEDIDOS: SUCESSO NA CARREIRA, PROMOÇÕES, VIAGENS, AMOR


SEMPRE QUE POSSÍVEL, FAÇA A ENTREGA EM terreiros, OU NO CASO DE ENTREGAS EM OUTROS LOCAIS, SE POSSÍVEL, ESPERE AS VELAS QUEIMAREM OU RETORNE APÓS ALGUMAS HORAS PARA RECOLHER OS ELEMENTOS ORGÂNICOS E NÃO JOGA-LOS NO LIXO Adequado.
FONTE: oferendas POR CLAUDIA BAIBICH

OFERENDA Á POBOGIRA GUARDIÃ MARIA LIRA



VER PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA oferendas.

ELEMENTOS:
1 GARRAFA DE VINHO SUAVE

1 VIDRO DE PERFUME PARA POMBA GIRA

3 cigarrilhas

3 CACHOS DE UVAS Regadas COM MEL (DE PREFERÊNCIA TRES qualidades diferentes)

1 ROSA VERMELHA

3 VELAS VERMELHAS

1 CESTA PARA AS FRUTAS

FOLHA DE PAPEL DE SEDA forrar PARA O CHÃO

FOLHAS DE PARREIRA, ROSEIRA OU LARANJEIRA PARA forrar a cesta.

LAVE E Enxugue a cesta, Forre COM AS FOLHAS VERDES, ARRUME OS CACHOS DE UVAS, REGUE COM O MEL, COLOQUE AS MOEDAS, UMA A UMA MENTALIZANDO O QUE DESEJA, COLOQUE A ROSA NO CENTRO DA CESTA (A MESMA DEVE ESTAR SEM ESPINHOS EO CABO DEVE SER UM POUCO CORTADO, DE MODO À CABER NA CESTA.

ABRA A GARRAFA DE VINHO E COLOQUE EM UMA TAÇA, O RESTANTE DEIXE DENTRO DA GARRAFA, AO LADO DA CESTA.

ACENDA AS cigarrilhas FORA DO PAPEL DE SEDA.

ACENDA AS VELAS, formando UM TRIÂNGULO COM A PONTA PARA CIMA.

RECOLHA TODO MATERIAL, COMO SACOLAS ETC.

BORRIFE A OFERENDA COM O PERFUME E AINDA BORRIFANDO O CAMINHO, SAIA SEM DAR AS COSTAS PARA A OFERENDA, MAIS OU MENOS SETE PAÇOS, Afirme O QUE DESEJA, E LEVE CONSIGO O PERFUME, GUARDE-O PARA UMA PRÓXIMA OFERENDA.

ASSIM QUE SEU PEDIDO REALIZAR-SE REPITA A OFERENDA E DEIXE LÁ O Perfume.

LOCAL DE ENTREGA: ENCRUZILHADAS EM FORMA DE T DE CHÃO BATIDO, LONGE DA CIDADE, JARDINS OU PRAÇAS.

HORÁRIO: ATÉ AS 21:00 H

PEDIDOS: AMOR, ALEGRIA DE VIVER, AUTO ESTIMA.



FONTE: oferendas POR CLAUDIA BAIBICH

OFERENDA PARA POMBOGIRA 7 PUNHAIS




VER DE PREPARO oferendas


ELEMENTOS:

7 PONTEIRAS (COMPRAR CASA DE UMBANDA)
7 VELAS VERMELHAS

7 FITAS VERMELHAS DE 1 METRO CADA
7 CIGARROS LONGOS Acesos, E O RESTANTE APAGADO

7 PERAS

7 FOLHAS DE MAMONA (3 DENTRO DO alguidar, E 4 PARA O CHÃO forrar)

7 Rosas (3 CORTADAS DENTRO DO alguidar E 4 FORA, 1 EM CIMA DE CADA FOLHA DE MAMONA QUE FORRA O CHÃO)

1 CAMPARI (SIRVA UMA TAÇA E DEIXE O RESTANTE NA GARRAFA ABERTA)

1 TAÇA NOVA (previamente LAVADA)

1 alguidar (GRANDE O SUFICIENTE) previamente LAVADO



MONTANDO A OFERENDA:

Forre O alguidar COM AS 3 FOLHAS DE MAMONA, COM OS CABOS PARA FORA

NO MEL alguidar ARRUME AS SETE REGUE PERAS E COM UM POUCO DE

COLOQUE AS SETE PONTEIRAS DENTRO DO alguidar, EM FORMA DE CÍRCULO COM 3 PONTAS PARA DENTRO E TRES PONTAS PARA FORA.

COLOQUE 3 ROSAS NO alguidar, SEM ESPINHOS E Regadas COM UM POUCO DE ÁGUA, CORTE OS CABOS NA ALTURA DA Lapela, PARA QUE NÃO CAIBAM alguidar (os cabos foram cortados que, Devem ficar, ao lado da oferenda, fora das folhas de mamona que forram o chão)

ARRIANDO A OFERENDA:

Forre O CHÃO COM AS FOLHAS DE MAMONA 4 restantes, COLOQUE O alguidar NO CENTRO.

Disponha AS SETE FITAS AO LADO DE CADA PONTEIRA, INICIANDO DENTRO DO alguidar E SAINDO PARA FORA.

COLOQUE AS 4 ROSAS, COM OS CABOS E SEM ESPINHOS, EM CADA FOLHA DE MAMONA DO CHÃO (AS PÉTALAS DEVEM FICAR PARA DENTRO DAS FOLHAS DE MAMONA E OS CABOS PARA FORA

ACENDA OS 7 CIGARROS, EM FORMA DE CÍRCULO, COM AS BRASA PARA FORA DAS FOLHAS DE MAMONA, O RESTANTE DO MACO DEVE FICAR ABERTO, DENTRO DAS FOLHAS DE MAMONA QUE ESTÃO FORRANDO O CHÃO.

ABRA O CAMPARI E SIRVA UMA TAÇA, DEIXE O RESTANTE NA GARRAFA ABERTA.

Por último ACENDAS AS VELAS STE, EM TORNO DA OFERENDA, FOLHA DAS FOLGAS DE MAMONA FORRAM QUE O CHÃO.

PEDIDOS: PROTEÇÃO CONTRA INIMIGOS, PROTEÇÃO CONTRA demandas.

LOCAL DA ENTREGA: SOMENTE Terreiros

HORÁRIO: ATÉ AS 21:00 H

FONTE: oferendas POR CLAUDIA BAIBICH


PREPARO PARA OFERENDAS
ELEMENTOS:
7 VELAS VERMELHAS
7 INCENSOS DE ROSAS BRANCAS
1 PERFUME PARA POMBA GIRA
7 CIGARRILHAS
7 PÊSSEGOS INTEIROS E LAVADOS
PÉTALAS DE 2 ROSAS OU QUALQUER FLOR, PREVIAMENTE LAVADAS.
2 TAÇAS NOVAS
1 GARRAFA DE ARAK (LOJAS ÁRABES)
AÇÚCAR CRISTAL
1 GARRAFA DE ÁGUA MINERAL SEM GÁS
1 CESTA DE PALHA OU VIME FORRADA COM PÉTALAS DE QUALQUER FLOR OU ROSA (PODEM SER FLORES DE JARDIM)
LAVE A CESTA, ENXUGUE E FORRE COM AS PÉTALAS DE FLORES
ARRUME OS PÊSSEGOS E POLVILHE-OS COM AÇUCAR CRISTAL.
FORRE O CHÃO COM AS FOLHAS DE PAPEL DE SEDA, COLOQUE A CESTA NO MEIO.
ABRA O ARAK E SIRVA UMA TAÇA, DEIXANDO O RESTO NA GARRAFA ABERTA AO LADO DA CESTA.
ABRA A ÁGUA E SIRVA 1 TAÇA, DEIXANDO O RESTO NA GARRA ABERTA AO LADO.
ACENDA AS CIGARRILHAS, FORA DO PAPEL DE SEDA, PODE COLOCÁ-LAS NUM CINZEIRO DE BARRO.
ACENDA AS SETE VELAS, PODEM FICAR TODAS NUM PRATO RASO OU POTE DE BARRO.
ACENDA OS INCENSOS, QUE TAMBÉM PODEM FICAR NUM POTINHO DE BARRO COM AREIA NO FUNDO, PARA SEGURAR.
BORRIFE TODA A OFERENDA COM O PERFUME, PODE DEIXÁ-LO NA OFERENDA OU PODE LEVÁ-LO CONSIGO, E SEMPRE QUE PRECISAR DE FORÇA, USE UM POUQUINHO EM SEU AMBIENTE DOMÉSTICO OU DE TRABALHO.
COLOCANDO INCENSOS, VELAS E CIGARROS EM POTES E CINZEIROS DE BARRO, EVITAM-SE ACIDENTES.
LOCAL DE ENTREGA: CAMPINAS, JARDINS, PRAÇAS, MATAS, TERREIROS.
HORÁRIO: ATÉ AS 21:OOH
PEDIDOS: AMOR, REVELAÇÕES, ORIENTAÇÃO PARA ESCOLHAS, PRROSPERIDADE PARA QUEM TRABALHA NAS ÁREAS ESOTÉRICAS E ALTERNATIVAS.
FAÇA SEU PEDIDO E SAIA SEM DAR AS COSTAS PARA A OFERENDA, UNS SETE PAÇOS, PEÇA LICENÇA E VÁ EMBORA.
CASO NÃO ENCONTRE ARAK, PODE SUBSTITUIR POR LICOR DE TÂMARAS, ANIS OU UVA.
NÃO ENTREGUE A OFERENDA NA LUA MINGUANTE.

FONTE: OFERENDAS POR CLAUDIA BAIBICH

sábado, 2 de janeiro de 2010

Pote de proteção

Material:. um pote de vidro ou um copo de vidro. nove cristais a sua escolha. água

Modo de fazer:Coloque os nove cristais no pote de vidro com água que cubra os cristais. Coloque seu pote de proteção no lado direito da entrada de sua casa, escritório ou estabelecimento comercial.

Troque a água para limpeza e energização uma vez por semana ou quando sentir que as energias do local estão muito densas.

As propeidades dos cristais

Cristais são minerais dotados de energias. Eles possuem um campo atômico e emitem um tipo de energia sutil inesgotável, usada para auxiliar na cura de doenças físicas e mentais.
Seu campo magnético é constante e, portanto, sua energia é inesgotável.
Muitas vezes, vemos pessoas que não deixam ninguém tocar em seus cristais. Essa postura, além de ser um tanto antipática e egoísta, é pura crença. A única coisa que pode acontecer é o cristal passar energia e beneficiar essa pessoa, o que faz parte da sua missão.
Depois, é só limpá-lo e energizá-lo e ele ficará melhor do que antes. A energia do cristal, quanto mais estimulada, mais se movimenta, ampliando sua intensidade.
Propriedades de cada Cristal

Ametista: sua energia combate o alcoolismo, tristeza, mágoa e depressão. É considerada como o cristal da paz, pois propicia paz e bons pensamentos, sensitividade, protegendo-nos de ladrões e ferimentos.

Granada: trabalha com a sexualidade e reforça a energia física. Desenvolve a auto-percepção, a coragem e o magnetismo. Repele as energias negativas dos chakras.
Quartzo azul: atua na área da garganta e boca. É considerado o cristal da comunicação e da tranqüilidade, pois proporciona equilíbrio da comunicação e expressão.

Quartzo verde: trabalha com o timo, propicia recuperação geral e resistência imunológica. Traz equilíbrio, calma, centramento, saúde e prosperidade.
Sodalita: trabalha com a visão e a audição. Reforça a auto-estima, auto-confiança, a percepção, auxiliando o desenvolvimento da terceira visão e da intuição. Muito bom para ser usado em meditações, pois colabora com o crescimento espiritual e traz sabedoria.

Pirita: regida por Marte, propicia dinheiro, divinação e sorte. Muitos consideram a pirita como metal. Este cristal é o famoso "ouro de tolo", porque, na sua forma bruta, parece com o ouro. Traz sorte, dinheiro e capacidade mental.

Citrino amarelo: atua nos órgãos do plexo solar, combatendo fraquezas musculares. No campo emocional, combate as fraquezas mentais e instintos auto-destrutivos, promovendo equilíbrio e ajudando na área profissional. É muito usado em rituais para prosperidade.

Turmalina negra: muito usada em casos de artrite, reumatismo e doenças coronárias. Combate a ansiedade e a desorientação. Traz proteção e centramento.

Quartzo transparente: energizador e excelente em trabalhos para curas em geral. Atua no sistema límbico, auxiliando na cura das doenças psicossomáticas. É considerado um "cristal curinga", porque transforma as energias.

Quartzo rosa: auxilia no tratamento de doenças dos órgãos do tórax, reduz rugas e estimula os glóbulos vermelhos. É considerado o cristal do amor, expressão pessoal e artística, aumenta a auto-estima.

Hematita: muito boa para a regeneração de tecidos e distúrbios do sangue. Proporciona tranqüilidade e divinação. Elimina doenças do corpo e estimula desejos.

uso do Cristal

Banhos: Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os em uma banheira. Após o banho, limpe-os e energize-os novamente.

Energização de ambientes: Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for mudando de cor e ficando escuro, troque a água e lave os cristais.

Uso pessoal: Escolha um cristal e coloque dentro de um veludo e carregue-o dentro da bolsa, no bolso ou qualquer outro lugar de sua escolha. Ou coloque um cristal de sua escolha dentro do travesseiro enquanto dorme.

Plantas: Escolha um cristal de sua preferência e coloque perto da raiz da planta a ser energizada.
Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponta do cristal de modo que fique direcionado à você. Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

Energização de seu Cristal

Apresentamos algumas maneiras de como fazer uma energização em seu cristal:

a) Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais por alguns minutos.

b) Deixe os cristais exposto à luz solar, no mínimo por seis horas, ou deixe exposto a luz lunar, ficando a noite inteira.

c) Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.

d) Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.

e) Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas) por algumas horas.

Limpeza do seu CRistal

Apresentamos algumas maneiras de como fazer uma limpeza em seu cristal:

a) Pegue uma bacia de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio), coloque água e sal grosso, deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais.

b) Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto à uma chuva forte, desta maneira eles descarregão as energias negativas para a terra.

c) Pegue o(s) cristal(is) a serem limpos. Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.

Primeiro Cristal

É aconselhável para as pessoas que desejam obter um cristal, escolher um simples, como o quartzo (transparente). Segure o cristal em suas mãos e procure sentir a vibração que eles emitem. Se sentir uma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigamento, este será o cristal ideal para você.
Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização. É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.
A limpeza em um cristal, faz com que todas as energias por ela absorvida sejam descarregadas. A energização devolve as energias ao cristal, desta maneira, estando pronta para usá-la novamente.

Consagrção das cartas ciganas, leitura e oração.....

COMO CONSAGRAR O SEU BARALHO

Antes de usar as cartas , é preciso que tome algumas providências, para consagrar o seu baralho, sem o que ele não passará de cartas para um jogo profano.Empilhe suas cartas, à noite, sobre um copo com água e sal , para que a água com o sal retire os fluídos negativos das suas cartas, faça uma oração ao seu Anjo Guardião ou outra oração de sua preferência. ( Repita sempre após terminar uma leitura ).
COMO GUARDAR E PROTEGER O SEU BARALHO

Após a consagração ou após a limpeza depois de uma consulta, embrulhe seu baralho em um pano vermelho e guarde-o em um local fora do alcance de outras pessoas, nunca use suas cartas para jogos de azar e não permita que manuseiem o seu baralho.

COMO PREPARAR-SE PARA A LEITURA DAS CARTAS

Para jogar procure se isolar. Busque também conforto, pois o local escolhido será o seu templo para leituras. Ali, exercitará seu poder de prever o futuro. Antes de começar a leitura, faça a Oração à Santa Sarah ou outra oração à sua escolha, concentre-se com o objetivo de limpar o espírito e a mente das energias ruins. Lave as mãos e beba um pequeno gole de água, simbolizando a purificação, estenda um pano branco sobre a mesa onde vai deitar as cartas, sob esse pano coloque um punhal, com a ponta voltada para o consulente, à sua direita uma taça com água com uma ametista dentro, à esquerda uma vela branca. Acenda um incenso de sua preferência. Você pode também decorar sua mesa com flores, frutas, cristais, pedra de rio e outros objetos que julgar necessário. Lembre-se sempre de estar invocando as forças dos quatro elementos :

TERRA, FOGO, ÁGUA e AR.


Os ciganos preservam e utilizam muito os elementos da natureza em seus rituais. Acreditam que o Fogo queima a negatividade e ilumina a positividade. A vela, para eles concentra as energias dos quatro elementos. A Água e a Terra são representados pela cera e o pavio. O Fogo é a chama e o Ar (oxigênio) a mantém viva (acesa).

COMO INTERPRETAR AS CARTAS

As mensagens do Baralho Cigano representam e se encaixam na sua realidade. Mas nem sempre são mensagens diretas. Por isso, é muito importante a sua interpretação. Para iniciantes é recomendável o método das três cartas, que podem representar : • Passado, Presente, Futuro. • O Problema, A causa, A solução. • Outras interpretações que mandar a sua intuição.

O MÉTODO DE TRÊS CARTAS


Tire três cartas do monte e vá fazendo a interpretação de acordo com a pergunta que formulou. É claro que algumas cartas não se referem exclusivamente àquilo que perguntou. Mas, com intuição, você vai conseguir interpretar com toda certeza. Se, por acaso, o assunto, ou a pergunta que você fez ficou sem uma conclusão, vire mais duas cartas para poder finalizar o assunto. Além desse método existem outros de maior dificuldade, que são: • Relacionamentos - 7 Cartas • Encantamento Cigano - 7 Cartas • A Roda Mística - 9 Cartas • A Pedra Dourada - 15 Cartas • A Mesa Real - 36 Cartas

IMPORTANTE: as cartas A Cigana e O Cigano representam você ou a pessoa para quem está lendo. Durante a leitura, verá que algumas falam sobre isso. Se uma delas aparecer, quer dizer que a resposta está vindo diretamente para você, sem rodeios. Se não aparecer, faça a interpretação do conjunto das três cartas. Se a questão for bem objetiva, tipo sim ou não, a regra é: se a primeira carta for positiva, a resposta é sim. Se for negativa, não. Faça quantas perguntas quiser, virando três cartas.

O SIMBOLISMO DAS CARTAS

1 - O MENSAGEIRO - NOVE DE COPASSIMBOLOGIA - Esta figura significa o homem em ação, em busca da sabedoria, da autoconfiança e do conhecimento interior. Também é a criatividade presente no ser humano. Representa as ações, A capacidade de mudar o rumo das coisas. MENSAGEM - Alcançará seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte está ameaçada.

2 - O TREVO - SEIS DE OUROSSIMBOLOGIA - Este arcano é representado por um trevo de quatro folhas. Significam os tropeços da vida, as desorientações, mas que não trazem muitas preocupações, porque são problemas passageiros, de fácil solução.MENSAGEM - As dificuldades serão passageiras, se acreditar que possui a força infinita da sabedoria.

3 - O NAVIO - DEZ DE ESPADASSIMBOLOGIA - É representado pela figura de um navio em águas revoltas. Estas águas significam a segurança na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importância de todos os sentimentos.MENSAGEM - Mudanças positivas em todos os aspectos: físico, espiritual e material. Se vier perto da carta que significa você, é sinal de viagem breve.

4 - A CASA - REI DE COPASSIMBOLOGIA - É representada pela figura de uma casa que mostra seu próprio lar e todos que dele participam. Indica a confiança, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Também significa o equilíbrio cósmico. MENSAGEM - Quando estiver localizada abaixo do que designa você, é melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrário, terá sorte.

5 - A ÁRVORE - SETE DE COPASSIMBOLOGIA - Tal como o elemento que representa, esta lâmina demonstra a fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e também a força da vitalidade que existe em cada um. MENSAGEM - Quando esta carta aparece longe de que indica você, é sinal de boa saúde. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.

6 - AS NUVENS - REI DE PAUSSIMBOLOGIA - É simbolizada por um céu cinzento e assustador. Significa a instabilidade emocional, sensação de incapacidade em resolver os problemas. Também é sinal de mudanças lentas, tristeza. MENSAGEM - As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiros.

7 - A SERPENTE - DAMA DE PAUSSIMBOLOGIA - Nesta carta, aparece a figura de uma serpente venenosa. Esta lâmina que tem muita carga negativa, significa que traições e forças externas ocultas estão agindo em seu campo astral. MENSAGEM - Se este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal que poderá passar por alguns riscos como traições.

8 - O CAIXÃO - NOVE DE OUROSSIMBOLOGIA - É simbolizada pela figura de um caixão de defunto que representa momentos de ruptura. Por outro lado, refere-se às forças ocultas do inconsciente que podem levar à destruição, mas também a evolução.MENSAGEM - Se estiver afastado da figura que representa você, é sinal de mudanças benéficas. O contrário, significa acontecimentos ruins.

9 - AS FLORES - DAMA DE ESPADASSIMBOLOGIA - As flores simbolizam a felicidade, alegria e beleza, a fraternidade e a união das pessoas. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonhos. MENSAGEM - Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. É um arcano ligado à alegria, realização em todos os setores da vida.

10 - A FOICE - VALETE DE OUROSSIMBOLOGIA - Uma foice ceifando o trigo representa a destruição do tempo, a morte. É a perda dolorosa no momento certo, o perigo, a transformação e o desprendimento. MENSAGEM - Esta lâmina traz perigo de ruptura e separação. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica a possibilidade, uma nova chance que surge.

11 - O AÇOITE - VALETE DE PAUSSIMBOLOGIA - Tem o símbolo de um grande chicote que representa a força, o poder mental. Também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em família. MENSAGEM - De acordo com a situação, este arcano representa o uso abusivo da força, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessário da sabedoria e da intuição.

12 - OS PÁSSAROS - SETE DE OUROSSIMBOLOGIA - A imagem de um casal de pássaros juntinhos num galho de árvore representa o amor. Indica uma vida sentimental feliz. Este arcano quando aparece perto da carta A SERPENTE tem toda sua negatividade neutralizada. MENSAGEM – Indica respeito pelo par. Também é um aviso para não sufocar o companheiro de ciúme.

13 - A CRIANÇA - VALETE DE ESPADASSIMBOLOGIA - É a figura de uma criança inocente que representa a alegria, a própria inocência, a naturalidade e a espontaneidade ainda presente no coração das pessoas. MENSAGEM - Esta carta traz um conselho: você deve ficar bastante atenta com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas ações podem magoá-lo(a) profundamente.

14 - A RAPOSA - NOVE DE PAUSSIMBOLOGIA - Uma raposa esperando sua caça é o que traz este arcano. Com esta figura, ele simboliza as armadilhas da vida, as traições, a deslealdade e a salvação pela astúcia. MENSAGEM - Se aparecer perto da que representa você, é porque é muito invejado(a). Já se aparecer longe, é sinal de que está se prejudicando com sua inveja e cobiça.

15 - O URSO - DEZ DE PAUSSIMBOLOGIA - Nesta carta, aparece a figura ameaçadora de um grande urso. Ela representa a falsidade dos amigos. Também mostra a inveja de pessoas próximas e queridas. MENSAGEM - Você deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como inveja, a cobiça podem interferir nas energias do seu campo astral.

16 - AS ESTRELAS - SEIS DE COPASSIMBOLOGIA - Esta grande estrela cintilante é o símbolo de sua força espiritual e da sua intuição, energias que devem vir à tona nos momentos difíceis de sua jornada. MENSAGEM - É um sinal para que tenha fé em suas intuições. Quando o arcano As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.

17 - A CEGONHA - DAMA DE COPASSIMBOLOGIA - Nesta carta, aparece uma cegonha levando um galho no bico. Este arcano representa novidades, em muitos setores de sua vida. MENSAGEM - Simboliza o início de um novo ciclo em sua vida. Este arcano também indica que seus caminhos estão abertos a novas experiências e a prósperos empreendimentos principalmente no campo pessoal.

18 - O CÃO - DEZ DE COPASSIMBOLOGIA - É representada por um cão em posição de guarda. Esta carta simboliza a amizade leal, sincera, a força, o apoio e o carinho das pessoas amigas. MENSAGEM - Significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. É sinal para ficar alerta se a carta As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.

19 - A TORRE - SEIS DE ESPADASSIMBOLOGIA - Esta torre alta e com aspecto sóbrio representa o "eu" verdadeiro. Também mostra que você passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento. MENSAGEM - Este arcano mostra a você que as respostas que tanto espera estão dentro de você mesmo(a). É só procurar as soluções que deseja em seu interior.

20 - O JARDIM - OITO DE ESPADASSIMBOLOGIA - Esta carta é representada pela paisagem de um jardim bastante fértil e pacífico, envolvido por uma aura de energia.MENSAGEM - O Jardim é um arcano que traz um conselho a você; é hora de colher tudo o que plantou, pois o momento é de paz. Aproveite a tranqüilidade para refletir sobre todas as suas ações.

21 - A MONTANHA - OITO DE PAUSSIMBOLOGIA - Representada por uma montanha rochosa, esta carta simboliza a força, o equilíbrio, a perseverança, a justiça e também é o alerta para o perigo próximo. MENSAGEM - Se aparecer perto da carta que representa você, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, é sinal de perda do que já foi conquistado em sua vida.

22 - OS CAMINHOS - DAMA DE OUROSSIMBOLOGIA - É representada pela paisagem de uma de uma estrada larga, comprida e sem qualquer obstáculo. Esta carta mostra que seus caminhos estão abertos e que poderá existir uma saída para todos os problemas que surgirem.MENSAGEM - Você está no rumo certo e realizará os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.

23 - O RATO - SETE DE PAUSSIMBOLOGIA - Um grande rato comendo um pedaço de queijo indica que algo importante de sua vida está sendo roubado. Você precisa de proteção na saúde e no setor material. MENSAGEM - Há a possibilidade de contrair doenças sem gravidade. Se a carta As Estrelas aparecer próxima a esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.

24 - O CORAÇÃO - VALETE DE COPASSIMBOLOGIA - É representada pela figura de um grande coração e simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente neste momento de sua vida. MENSAGEM - Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxílio.

25 - A ALIANÇA - ÁS DE PAUSSIMBOLOGIA - Este arcano traz a figura de um par de alianças de ouro entrelaçadas e simboliza uma união duradoura ou mesmo a possibilidade de um relacionamento amoroso firme. MENSAGEM –Se aparecer ao lado direito da carta que representa você, é sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento conjugal.

26 - O LIVRO - DEZ DE OUROSSIMBOLOGIA - Traz a figura de uma pilha de livros sobre uma escrivaninha. Esta carta simboliza a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura. MENSAGEM - Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido(a) será um sucesso absoluto. Por isso, o momento é ideal para se testar. Não tenha medo de colocar a sua capacidade e a sua felicidade à prova.

27 - A CARTA - SETE DE ESPADASSIMBOLOGIA - É representada pela figura de um envelope. Indica comunicação, informação e também é um aviso para guardar seus segredos. MENSAGEM - Se este arcano vier seguido da carta Os Ventos, é sinal de notícias boas. Mas se esta carta estiver perto da que representa você, é sinal que as notícias poderão causar sofrimento.

28 - O CIGANO - ÁS DE COPASSIMBOLOGIA - Traz a figura de um cigano forte e bonito, destemido, empunhando uma espada, que corta os males e protege a pessoa que o procura. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres. MENSAGEM - Este arcano é você, se quem consulta é homem. Também representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.

29 - A CIGANA - ÁS DE ESPADASSIMBOLOGIA - É representada pela figura de uma cigana jovem, bonita e cheia de vida. Ela olha para as cartas como quem consegue desvendar o futuro. Este arcano representa a amada para os homens. MENSAGEM - Se quem consulta é uma mulher, esta carta representa você e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.

30 - OS LÍRIOS - REI DE ESPADASSIMBOLOGIA - É a figura que significa paz interior, harmonia, enfim, uma vida feliz. MENSAGEM - Se esta carta aparecer perto do arcano que representa você, é sinal que é uma pessoa honesta. Caso apareça abaixo deste arcano é porque você tem caráter duvidoso. Se a carta As Nuvens vier perto deste arcano, é sinal de grande sofrimento em família.

31 - O SOL - ÁS DE OUROSSIMBOLOGIA - A imagem da paisagem de um sol ardente significa a plenitude da vida, a energia e o positivismo. Esta é uma carta alto-astral.MENSAGEM - Quando este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal de fortuna e saúde. Se aparecer longe, indica sentimentos como desânimo, fraqueza e tristeza diante dos obstáculos.

32 - A LUA - OITO DE COPASSIMBOLOGIA - É representada pela figura de uma Lua Crescente e tem como significado a inconstância, a dúvida, os elementos ocultos.MENSAGEM - Quando esta carta estiver ao lado direito da que representa você, é sinal de que terá reconhecimento por tudo o que faz. Se tiver do esquerdo, indica que passará por momentos de aflição.

33 - A CHAVE - OITO DE OUROSSIMBOLOGIA - A figura chave que aparece neste arcano representa o sucesso, é a chave que abre as portas para os dias melhores que estão chegando.MENSAGEM - Quando este arcano aparece próximo a carta que indica você, é sinal de que momentos de realização o(a) aguardam. Se aparecer longe, indica obstáculos e que seus caminhos poderão estar fechados.

34 - OS PEIXES - REI DE OUROSSIMBOLOGIA - Peixes nadando próximos a uma arca cheia de tesouros simbolizam bens materiais, negócios e também é sinal de lucros que vão aparecer na sua vida.MENSAGEM – Perto de sua carta indica sucesso e bons negócios. Longe, é exatamente o contrário, indica crise financeira em seus empreendimentos futuros.

35 - A ÂNCORA - NOVE DE ESPADASSIMBOLOGIA - Mostra uma grande âncora no fundo do mar e representa segurança material e financeira. MENSAGEM - Para os negócios, segurança e estabilidade. Para o amor, depende da localização da carta: perto da que indica você, é sinal de um relacionamento sólido. Longe, quer dizer que este amor poderá passar por períodos de inconstância.

36 - A CRUZ – SEIS DE PAUSSIMBOLOGIA - É representada por uma grande cruz e simboliza a vitória em todos os sentidos, não importando os obstáculos que estejam em seu caminho. A cruz é poder.MENSAGEM - Perto da carta que representa você, é sinal de vitória e proteção em todos os setores; longe, indica que energias negativas estão tentando influenciar sua vida.

SANTA SARAH
Protetora Do Povo Cigano
O mistério envolve o povo cigano como o ar que ele respira. Da Lua Cheia, retira a magia; da dança e da música, toda a alegria; da natureza, a força e a energia. E para Santa Sarah, ele volta sua fé, seus pedidos e seus agradecimentos.
Saiba tudo sobre essa santa, as muitas lendas em torno da sua vida, do seu poder e uma oração para invoca-la, antes de ler as cartas e também nos momentos difíceis.
O inicio de sua Adoração Para desvendar um pouco do mistério que acompanha Santa Sarah e descobrir porque ela é tão venerada pelos ciganos, é preciso voltar ao tempo, na Idade Média, particularmente na Europa.
A religiosidade faz parte da vida dos ciganos, desde o nascimento até a morte, e para poderem cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não-ciganos é que eles costumavam se converter à religião dominante do local em que se estabeleciam. Então, os grupos que foram para a Europa se declararam católicos e se ligaram a Santa Sarah que tinha origens misteriosas e a pele morena, como eles.
História Ou Lenda ?Dessa aura de mistério que pairava na imagem de sarah surgiram várias versões para o seu aparecimento. Ela é considerada uma santa católica, mas não passou pelos processos de canonização desta igreja. Também se liga a uma forte tradição européia medieval, o culto às virgens negras. Muitas santidades femininas, representadas por estátuas negras, foram adoradas durante toda a Idade Média. E muitos católicos transformavam as igrejas em santuários de peregrinação. Uma das lendas diz que sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer, em Camargue , região do sul da França.Outra versão conta que Sarah era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajuda-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra.Uma das explicações para estas lendas é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia , a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a lenda de Sarah, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas.
ORAÇÃO À SANTA SARAH
" Estrela azul de D'arma, pelos sagrados símbolos do triângulo e da cruz, eu ( diga seu nome ), nascido(a) no dia ( data de seu nascimento ), regido(a) e protegido(a) por ( planeta regente e anjo da guarda ), peço ao Povo Cigano, ( mentalizar a energia que o(a) acompanha, apenas o cigano ou cigana ), que traga para mim ( pedidos em número impar ), em nome de Santa Sarah e do Mestre dos mestres, Jesus o Cristo.Que assim seja para todo o sempre."Amem.
SUNTÔ MARIÔNÊ ( Ave Maria Cigana )
"Suntô Mariônê, pérdô san andô svêtô ô Del tu sai. Uusi san angla sá e juvliá uusôi ô fruktô kai arakádilas tutar Jesus. Suntô Mariônê Del leski dei rudissar paala amarrê becerra akaanak ai kana méérassa.Amém"
ROMANÊS O IDIOMA DO POVO CIGANO
O Romanês, um idioma muito diferente do português e exclusivo deste povo, é um vocabulário que se originou pela mistura de muitos outros, resultado de suas andanças pelo mundo. É impossível vinculá-lo a um único idioma ou etnia. Conheça algumas palavras e sua tradução:
PEQUENO DICIONÁRIO ROMANÊS
Acans: olhos
Aruvinhar: chorar
Bales: cabelos
Baque: sorte, fortuna, felicidade
Bato: pai
Brichindin: chuva
Cabén: comida
Cabipe: mentira
Cadéns: dinheiro
Calin: cigana
Calon: cigano
Churdar: roubar
Dai (ou Bata): mãe
Dirachin: noite
Duvêl: Deus, Nosso Senhor, Cristo
Estardar: prender
Gadjó: não cigano
Gajão: brasileiro, senhor
Gajin: brasileira, senhora
Jalar: ir embora
Kachardin: triste
Kambulin: amor
Lon: sal
Marrão: pão
Mirinhorôn: viúva
Naçualão: doente
Nazar: flor
Paguicerdar: pagar
Panin: água
Paxivalin: donzela
Querdapanin: português
Quiraz: queijo
Raty: sangue
Remedicinar: casar
Ron: homem
Runin: mulher
Sunacai: ouro
Suvinhar: dormir
Tiráques: sapatos
Trup: corpo
Urai: imperador ou rei
Urdar: vestir
Vázes: dedos ou mão
Xacas: ervas
Xinbire: aguardente
Xôres: barbas
AGENDA CIGANAAs datas mais importantes para os ciganos são: • NATAL • PÁSCOA • DIA DE SANTA SARA, 24 de maio • SEMANA SANTA • DIA DO CIGANO, 12 de outubro
COMO OS CIGANOS SÃO CONHECIDOS PELO MUNDOGITANOS: na EspanhaGYPSIES: na Inglaterra BOÊMIOS: na AlemanhaZÍNGAROS: na ItáliaROM: na Europa Oriental

Saudação dos Orixas


ORIXÁS
Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá os aproxima dos seres humanos, pois eles se manifestam através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravidão, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos - água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orixás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água. Porém os tipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses. Eles também estão associados à corrente energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã é a dona dos ventos, Oxum é a mãe da água doce, Xangô domina raios e trovões, e outras analogias.Na Umbanda e no Candomblé se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer nossos caprichos, nossos amores, nossos desejos. É muito comum, alguns dizerem que suas personalidades são conseqüências dos Orixás que regem suas cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.Apresentamos à seguir as descrições dos 16 Orixás mais cultuados no Brasil. Lembramos que existem diversas correntes no Candomblé e na Umbanda, por essa razão as informações poderão ser diferentes de acordo com a tradição ou região.
O PANTEÃO DOS ORIXÁS AFRO-BRASILEIROS

EXU, Senhor dos caminhos, Orixá mensageiro e vencedor de demandas. Por estar mais próximo da realidade humana é considerado o Orixá das causas materiais. Veste-se de vermelho e preto e seu elemento é o fogo. Seu dia é a Segunda-feira e sua saudação é "Laroiê !". Seus filhos são pessoas críticas e originais, não ligam para opiniões alheias. Adeptos da lei do menor esforço, preferem concentrar suas energias no lazer. De hábitos noturnos, tendem a ser egoistas e tornam-se tristes quando não se encaixam em determinados ambientes.

OGUM, é o Orixá guerreiro. Deus do ferro e da guerra. Seu domínio são as retas dos caminhos, as lutas e o trabalho. Veste-se de azul escuro, verde ou vermelho. Traz sempre sua espada pronta para o ataque. Seu dia é terça-feira e sua saudação é "Ogunhê !" Seus filhos, são pessoas com um apurado senso de honra e incapazes de perdoar uma ofensa. São fisicamente muito resistentes, curiosos por natureza, possuem muita capacidade de concentração e perseguem seus objetivos com derterminação.

OXOSSI, Orixá caçador, protetor das matas, dos animais da floresta e dos caçadores. Veste-se de verde, azul turquesa e vermelho. Traz sempre o seu Ofá (arco e flexa). Seu dia é a Quinta-feira e sua saudação é "Okê Arô Oxossi !" Seus filhos, são pessoas muito exigentes no cumprimento das obrigações, de atitudes firmes e até um pouco duras. Não têm "papas na língua" e costumam falar tudo o que pensam. Dão muito valor aos acordos e não faltam com sua palavra. Com tendência à timidez, não gostam de demonstrar suas emoções.

OSSAIM, Orixá das ervas medicinais e das plantas em geral, presentes em todos os rituais de iniciação no Candomblé. É representado por um pássaro pousado num ramo e seu domínio é a mata virgem. Veste-se de verde e rosa. Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Ewé ô - Ewe assá !". Seus filhos, são pessoas com forte tendência à religiosidade, tolerantes e de bom coração. De personalidade instável, costumam controlar seus sentimentos e emoções. Valorizam a liberdade e não se apegam aos bems materiais.

OBALUAIÊ, ( ou OMOLU, em sua forma velha). O deus das pestes e das doenças de pele. Por ser o deus da peste conhece a cura de todos os males. Veste-se de branco e preto e usa um capuz de palha-da-costa que encobre todo o corpo. Dança com o Xarará. Seu dia é segunda-feira e sua saudação é "Atotô !" Seus filhos, são pessoas que se preocupam demais com os outros, esquecendo de seus próprios interesses. Podem até ter uma boa situação financeira, porém não se apegam aos bens materiais. São inquietos e não apreciam a monotonia.

OXUMARÉ, Orixá da sorte, fartura e fertilidade. Protetor das mulheres grávidas. Seu domínio são os poços e fontes da mata. Veste-se de verde e amarelo ou com as sete cores do arco-íris e é representado por uma serpente. Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Àrobô bô yi !". Seus filhos são pessoas orgulhosas e exibicionistas. Periódicamente mudam tudo em sua vida: casa, emprego, amigos, sempre buscando novidades. Costumam desenvolver o dom da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os melhores caminhos.

EWÁ, Orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá). Comanda os astros e está ligada às mudanças e transformações das águas. Veste-se de vermelho e branco. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ri-rò !". Seus filhos são pessoas extremamente metódicas e racionais. Costumam traçar metas para tudo. Conservadoras, acabam sofrendo com o execesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas.

XANGÔ, o Orixá da justiça, do trovão e da pedreira. Veste-se de vermelho e branco. Usa uma coroa, e traz o Oxé (machado duplo) e o Xerê (instrumento musical) Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Kawó-Kabyesilé !". Seus filhos são pessoas fisicamente fortes, atrevidos e prepotentes. Com um senso de justiça muito próprio, não suportam desaforos. As vezes agem como se fossem os donos da verdade. Porém, quando a situação complica, sempre buscam um meio termo, para não sair perdendo.

OXUM, é a rainha dos rios e das cachoeiras (todas as águas doces), do ouro e do amor. Veste-se de amarelo, dourado, azul claro e rosa. Traz em suas mãos o Abebê (espelho-leque) e uma espada se for guerreira. É a segunda esposa de Xangô. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Ora Ieiê Ô !". Seus filhos são pessoas graciosas e elegantes, adoram jóias, perfumes e roupas caras. Voluptuosas, sensuais, esbanjam charme e beleza. Possuidoras de muita frorça de vontade e um grande desejo de ascensão social.

IANSÃ, é a deusa guerreira, senhora dos ventos, das tempestades e dona dos raios. É a dona dos eguns, por isso seus filhos são os mais indicados para a entrega de ebós. É a mulher principal de Xangô. Veste-se de vermelho, marrom escuro, e branco. Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Eparrei Oiá !". Seus filhos, são pessoas alegres, audaciosas, intrigantes, autoritárias e sensuais. Adoram usar joias e bijuterias. Extrovertidas, francas e amantes da natureza. Ambiciosas e de temperamento forte. São guerreiras e comunicativas.

LOGUN-EDÉ, filho de Oxum com Oxóssi. Seus domínios são os leitos de rios e mares. Veste-se com uma pele de leopardo, leva em uma mão o espelho de Oxum e na outra as armas de Oxóssi. Suas cores são amarelo e azul. É representado por um pavão ou um papagaio. Seu dia é Quinta-feira e sua saudação é "Olu A Ô Ioriki !". Seus filhos são pessoas bonitas, atraentes e sedutoras. Carinhosos, amorosos e sensuais. Orgulhosos e vaidosos. Inconstantes, indecisos, frios e calculistas. reservados e um tanto calados. Ciumentos, solitários e discretos.

OBÁ, uma das esposas de Xangô, Orixá do equilíbrio e da justiça. Seu domínio são as águas revoltas. Veste-se de laranja e amarelo, portando espada e protegendo a orelha com um escudo. Seu dia é Quarta-feira e sua saudação é "Obá xirê !". Os filhos de Obá são pessoas pouco atraentes, desajeitadas e de temperamento forte. Agressivas e objetivas. Aparentam ser mais velhas do que realmente são. Costumam ser bem sucedidas nos negócios e gostam de acumular bens.

IEMANJÁ, Orixá da harmonia em família, é considerada a Rainha dos mares e a mãe dos Orixás. Veste-se de azul e branco ou verde claro, portando seu Abebê (espelho-leque)decorado com uma sereia ou uma concha. Seu dia é Sábado e sua saudação é "Odô iyá !" Seus filhos, são autoritários, persistentes, preocupados, responsáveis e decididos. Amigos, protetores, faladores e não suportam a solidão. As mulheres, se comportam como super mães. Quando a segurança dos filhos e da família está em jogo, são agressivos e até traiçoeiros.

NANÃ, é o Orixá feminino mais velho do Panteão. É a mãe de Oxumarê e Obaluaiê. Em sua mão traz seu cetro o Ibiri. Veste-se de lilás, branco e azul. É a protetora dos doentes desenganados. Seu dia é Terça-feira e sua saudação é "Salubá !" Seus filhos são conservadores e apegados às convenções. Calmos, mas às vezes tornan-se agressivos e guerreiros. As mães, são apegadas aos filhos e muito protetoras. Ciumentas e possessivas, exigem atenção e respeito. Não costumam ser muito alegres e não gostam de brincadeiras.

IBEJI, Orixás Gêmeos protetores das crianças e da família. Vestem-se de azul, rosa e verde. São representados por dois bonecos gêmeos ou duas cabacinhas. Seu dia é domingo e sua saudação é "Omi Beijada!" Embora possa ocorrer, são raros os filhos de Ibeji. Essa energia infantil, geralmente se manifesta com o orixá do iniciado. Mesmo sendo adulto, quando em "estado de erê", o iniciado torna-se brincalhão, irreverente, cheio de energia e aparenta ser mais joven. Adoram festas, música e dança.

OXALÁ, é considerado o Pai de todos os orixás. É o mais velho e o primeiro a ser criado. É responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É o Orixá dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os campos, Sua festa ligada ao início do ano agrícola costuma ser em agosto e setembro, e inclui a renovação da água do templo e a lavagem dos objetos de culto. Está associado à justiça e ao equilíbrio. É cultuado nas seguintes formas: Oxalufã = Oxalá Velho e Oxaguiã = Oxalá Moço.OXALUFÃ é o Orixá da paz, veste-se de branco portando sempre seu apaxorô (cajado). É representado por uma pomba branca. Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Eepaá babá !".OXAGUIÃ é um Orixá valente e guerreiro, considerado filho de Oxalufã. Também veste-se de branco, dança com muita energia carregando uma "mão de pilão". Seu dia é Sexta-feira e sua saudação é "Exê êêê !Os filhos de Oxalufã (oxalá velho), em geral são pessoas calmas e dignas de confiança. Dotados de grande sabedoria, estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor. Não cansam de estudar e buscar o conhecimento. Também são teimosos orgulhosos e inteligentes e com tendência à serem preguiçosos.Os filhos de Oxaguiã (oxalá moço), são pessoas joviais e viris. Ativos, guerreiros, alegres e generosos. Não se deixam influenciar por opiniões alheias. São organizados e metódicos em seus ofícios e projetos. Trabalhadores incanssáveis e por essa razão, suscetíveis à crises de estresse.Axé !!!