segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Comidas e oferendas

Na umbanda costuma-se dar oferendas aos guias , protetores eorixás com os seguintes objetivos:

Alcançar graças, Bênçãos e curas e muitas outras finalidades

As oferendas são Comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas

a um verdadeiro ritual.

Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas.

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Exemplos de oferendas :

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Pai oxalá e Sr: Oxossi. Oferenda a Mamãe Oxum Oferenda de Ogum


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Oferenda de Xangô Oferenda de Oxossi Oferenda de Yançã.

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Oferenda de Cosme e Damião Oferenda de Boiadeiro. Oferenda de Preto-velho.

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Oferenda de Sr: Omulu Despacho de Exú Oferenda de Exú.

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Oferendas

Significa dar, oferecer, entregar.

O umbandista comumente vai à natureza, nos campos sagrados (*) colocar em seu seio

Determinados elementos com o objetivo de melhorar sua vida material e espiritual.

A oferenda vem ser um processo de alteração de vibração com a finalidade de promover,

Através desta atração, o equilíbrio físico, astral e mental da pessoa necessitada.

Os materiais utilizados nas oferendas são alguns elementos encontrados na natureza,

Como flores, frutas, sementes, minerais, etc..

Outros são comidas votivas, bebidas, velas coloridas, velas de magia, defumadores,

Cigarros, charutos, carnes e aves.

Despachos.

Despachar significa mandar embora, livrar-se de alguma coisa jogar fora.

Despachar vibrações significa literalmente livrar-se delas.

(*) Os Campos sagrados são: Matas, pedreiras, mar, rios, lagos, fontes e cachoeiras.

Estradas caminhos, cemitérios, encruzilhada macho +, Fêmea T.

São campos considerados sagrados pela umbanda, são visitados pelos umbandistas

com um único propósito a busca de Axé, ,Axé é a força e como tal, precisa ser extraído,

desta forma se faz necessário a utilização de ritual próprio, constitui-se basicamente em pedidos

de Agô a( licença), quem de direito e saudação as forças que comandam aquele local.

Após estar dentro dos campos sagrados cada correntes com sua maneira própria efetuam oferendas, despachos ou outro ritual que cada corrente considere necessário para atender suas carências.

è por isso que costumamos dizer:

“ Quem dá recebe, quem recebe dá”.

RECEITAS

COMIDAS DOS ORIXÁS

Acarajé

Preparo: 1 hora e 40 minutos
Fritura: 30 minutos
Rendimento: 25 acarajés


INGREDIENTES
- 500g de feijão fradinho
- 3 cebolas médias raladas
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 garrafa de azeite-de-dendê

MOLHO
- 500g de camarão seco torrado e moído
- 2 pimentas malaguetas
- 1 cebola ralada
- 1 colher (sopa) de coentro fresco bem batido
- 2 xícaras (chá) de azeite-de-dendê

PREPARO
1. De véspera, deixe o feijão de molho em água fria.
Retire o olhinho preto e o resto da pele e triture-o.
2. Tempere com a cebola ralada e o sal. Bata muito
bem, com uma colher de pau, até obter um creme de
boa consistência.
3. Misture bem todos os ingredientes do molho e leve
ao fogo baixo, deixando por cerca de 10 minutos.
Cuidado para não deixar o azeite-de-dendê queimar.
4. Frite a massa às colheradas, no azeite-de-dendê
bem quente, deixando dourar os dois lados. Em seguida,
sirva quente, abrindo os acarajés com uma faca e
recheando-os com o molho

CARURÚ

Preparo: 30 minutos
Cozimento: 30 minutos
Para 6 a 8 pessoas
Acompanhamentos: arroz, farofa de azeite-de-dendê,
xinxim de galinha, vatapá.

INGREDIENTES
- 1/4 Kg de camarão seco defumado
- 1 xícara (chá) de castanha de caju moída
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado moído
- 1 cebola ralada
- 3 tomates sem pele nem sementes
- 1 maço de cheiro verde picado
- 1 litro de água fervente
- 1 Kg de quiabo cortados em cruz
- sal
- pimenta-do-reino
- 1 xícara (chá) de azeite-de-dendê

PREPARO
1. Deixe o camarão de molho em água fria por uma hora. Passe no
liquidificador e junte a castanha de caju, o amendoim, a cebola, e
os tomates bem picados. Adicione, por último, o cheiro verde e reserve.
2. Lave o quiabo várias vezes e escorra-o numa peneira. Coloque na água
fervente e ponha sal e pimenta. Ferva por 10 minutos.
3. Acrescente a mistura de camarão e temperos. Deixe no fogo por 20
minutos, mexendo sempre. Cinco minutos antes de tirar do fogo, acrescente
o azeite-de-dendê.
4. Sirva.


VATAPÁ

Preparo: 1 hora e 30 minutos
Fogo: 40 minutos
Para 8 a 10 pessoas
Acompanhamento: arroz branco

INGREDIENTES:
- 400g de pão sem a casca (mais ou menos
8 pãezinhos)
- 3 xícaras (chá) de leite grosso de coco
- 1/2 Kg de camarões médios limpos
- 1/2 quilo de peixe em postas (garopa)
- sal
- pimenta-do-reino
- suco de limão
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola grande ralada
- 4 tomates batidos no liquidificador e passados na peneira
- 250g de camarão seco
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
- 1 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída
- noz-moscada
- gengibre ralado
- 1 xícara (chá) de azeite-de-dendê

PREPARO
1. Pique e ponha o pão de molho no leite de coco por 30 minutos.
Passe pela peneira.
2. Tempere os camarões e postas de peixe com sal, pimenta e suco
de limão.Refogue no azeite com a cebola e o tomate.Deixe cozinhar por 15 minutos.
3. Retire o peixe da panela e junte com o camarão seco (moído e sem casca), amendoim, castanha de caju, massa de pão com leite de coco, gengibre e noz-moscada.
4. Acrescente aos poucos azeite-de dendê e deixe no fogo, mexendo até obter um creme grosso.
5. Adicione parte do peixe e mexa no fogo por mais 3 a 4 minutos. Tire e sirva colocando creme sobre o peixe restante.


Bobó de Camarão

Preparo: 20 minutos
Cozimento: 35 minutos
Para 8 pessoas
Acompanhamento: arroz ou acaçá

INGREDIENTES:
- 1 1/2 Kg de camarões médios limpos
- sal
- pimenta
- suco de 2 limões
- 1 maço de cheiro verde picado
- 1 folha de louro picada
- 2 cebolas raladas
- 5 colheres (sopa) de óleo
- 2 pimentões sem pele picados
- 8 tomates sem pele nem semente
- 1 1/2 de aimpim cozido
- 2 copos de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
- molho de pimenta vermelha a gosto

PREPARO:
1. Tempere o camarão com sal, pimenta, suco de limão,
cheiro verde, louro e cebola. Deixe a mistura tomar gosto
por cerca de 30 minutos.
2. Refogue o camarão no óleo, juntamente com os temperos.
3. Acrescente o pimentão e o tomate. Tampe e deixe apurar
em fogo baixo durante 15 minutos.
4. Cozinhe o aimpim e bata no liquidificador com o leite de coco.
Misture ao refogado de camarão e deixe apurar mais um pouco.
5. Acrescente o azeite-de-dendê, molho de pimenta, mexa e deixe
mais 5 minutos.
6. Sirva bem quente, com arroz ou acaçá.


Xinxim de Galinha

Preparo: 25 minutos
Fogo: 1 hora e 30 minutos
Para 4 a 6 pessoas
Acompanhamento: arroz branco

INGREDIENTES
- 300g de camarões secos
- 1 galinha de uns 1,800 Kg
- sal
- pimenta do reino
- 3 colheres (sopa) de vinagre
- 1 cebola batida
- 2 xícaras (chá) de azeite-de-dendê
- 1 maço de cheiro verde picado
- 3 sementes de coentro
- 2 xícaras (chá) de caldo de galinha

PREPARO
1. Deixe os camarões de molho em água por 2 horas. Limpe-os
2. Limpe a galinha. Corte-a e tempere com sal, pimenta e vinagre.
3. Doure a cebola em 1 xícara de azeite-de-dendê. Junte os pedaços
de galinha e doure por igual. Adicione o cheiro verde, coentro e
camarões.
4. Deixe refogar e acrescente o azeite restante. Junte o caldo de galinha aos poucos, durante o cozimento da ave (1h e 15 min).
5. Sirva logo.


Moqueca Mista
Moqueca mista de camarão e lagosta

Preparo: 25 minutos
Fogo: 20 minutos
Para 5 pessoas
Acompanhamento: acaçá ou arroz

INGREDIENTES
- 1/2 Kg de camarão médio
- 6 lagostas médias
- sal
- pimenta
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1/2 xícara (chá) de azeite-de-dendê
- 2 cebolas raladas
- 5 tomates aferventados e passados na peneira
- 1 pimenta vermelha
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 1/2 xícara de chá de leite de coco

PREPARO
1. Limpe bem o camarão e a lagosta. Tempere com sal, pimenta e suco de limão.
2. Ponha em uma panela o azeite-de-dendê, cebola, tomate, sal e pimenta vermelha.
3. Junte o camarão e a lagosta e leve ao fogo. Conservar por cerca de 20 minutos.
4. Adicione o coentro picado e o leite de coco
5. Sirva

ABARÁ

INGREDIENTES:
500g de feijão-fradinho
6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20cm
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
250g de camarão seco defumado, sem casca
1 colher (chá) de gengibre ralado
azeite-de-dendê

Para o molho
1 xícara de camarão seco defumado, sem cabeça e sem rabo
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de azeite-de-dendê

PREPARO

Passe o feijão-fradinho pelo processador ou pelo liqüidificador até ficar bem quebrado. Coloque de molho na água de um dia para o outro. Retire as cascas que subirem à superfície. Passe em água corrente e escorra. Reserve.
Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos ou até começar a murchar.
Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea. Junte o azeite-de-dendê e misture bem.
Enxugue bem as folhas e em cada uma coloque uma colher da mistura preparada. Numa das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro. Dobre as laterais para o centro, como uma flecha. Dobre para baixo. Repita a operação com a outra extremidade.
Cozinha os abarás no vapor por 30 minutos ou até aumentar de tamanho.
Prepare o recheio: passe o camarão no processador. Frite a cebola no azeite-de-dendê até murchar. Junte o camarão e refogue por 10 minutos, em fogo baixo. Se secar, junte um pouco de água. Sirva o abará quente ou frio na própria folha de bananeira. Cada pessoa corta o abará ao meio e coloca um pouco do recheio. Rende 30 unidades.


FAROFA DE FEIJÃO

Cozinha-se o feijão com água e sal, tendo o cuidado de mexer, para conservar os caroços inteiros. Escorre-se na peneira. Numa frigideira derrete-se o toucinho, com rodelas de cebola. Quando a cebola estiver tostando joga-se a farinha de mandioca para torrar e por ultimo o feijão, misturando tudo. Pode-se colocar pimenta com moderação.



CANJICA

Deixe de molho ½ quilo de canjica. A seguir escorra a água, ponha outra e leve a canjica a cozinhar em fogo brando até que os grãos fiquem moles (verifique apertando os grãos entre os dedos). Acrescente então, 1 litro de leite, 1 colher de manteiga e pedaços de canela em pau. Deixe ferver para engrossar. Junte depois 1 garrafinha de leite de coco. Deixe ferver novamente e sirva.



BOLO DE FUBÁ

INGREDIENTES

1 xícara (de chá) de fubá.
1 xícara (de chá) de farinha de trigo.
1 xícara (de chá) de açúcar.
1 xícara (de chá) de leite.
4 colheres (de sopa) de banha ou manteiga.
1 ½ (uma e meia) colher (de sopa) de pó Royal.
½ (meia) colher (de chá) de sal.
2 ovos.
Canela em pó a gosto.

PREPARO

Esquentar o forno.
Peneirar e medir os ingredientes secos.
Peneirar juntos esses ingredientes.
Misturar em outra vasilha os ingredientes líquidos: ovos ligeiramente batidos, leite e gordura derretida.
Acrescentar, aos poucos, os ingredientes líquidos aos secos, misturando bem até a massa ficar homogênea.
Despejar em forma ou tabuleiro untado com banha ou manteiga.
Assar em forno quente.
Passar canela com açúcar refinado sobre a superfície do bolo ainda quente.
Desenformar depois de frio.

*** Sirva o bolo com café forte e sem açúcar para os pretos-velhos ***

MANJAR BRANCO

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco
2 latas de leite de vaca
3 colheres de sopa de maizena

PREPARO

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela. Forme um mingau firme. Despeje num prato pirex, molhado e faça uma calda de ameixas e coloque por cima do manjar. Sirva gelado.



FAROFA DE CARNE SECA

INGREDIENTES

350 g de carne seca
Azeite de dendê
1 cebola grande, picada
1 dente de alho esmagado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada (300 g)
1 maço pequeno de coentro picado
2 pimentas vermelhas picadas

PREPARO

Deixe a carne seca de molho por uma noite
Troque a água e afervente-a por 40 minutos em panela de pressão
Deixe esfriar e desfie a carne
Numa panela de tamanho médio, aqueça o azeite-de-dendê e doure a cebola
Acrescente o alho e a carne seca, deixando por alguns minutos para que a carne absorva bem o sabor dos temperos .
Junte a farinha, mexa bem e retire do fogo .
Acrescente o coentro e a pimenta, misture e sirva.

Oferendas para o povo cigano




AS OFERENDAS PARA AS CIGANAS DEVEM SER FEITAS E ENTREGUES COM O

MAIOR CAPRICHO POSSÍVEL. NÃO PRECISAM SER CARAS, MAS DEVEM SER

BONITAS.

AS CORES E O MATERIAL USADO VARIAM MUITO, DEPENDENDO DA ENTIDADE

E O DO OBJETIVO DO TRABALHO.

NAS OFERENDAS EM GERAL, COSTUMA-SE FORRAR O LOCAL AONDE SERÁ

ASSENTADA OU ENTREGUE COM UM PEDAÇO DE TECIDO, FOLHAS DE

VEGETAIS OU FOLHAS DE PAPEL DE SEDA.


ALGUNS MATERIAIS USADOS EM OFERENDAS PARA DIVERSOS FINS


FRUTAS DIVERSAS

ROSAS OU FLORES DO CAMPO

PLANTAS E ERVAS

ESPECIARIAS (CRAVO, CANELA, COMINHO, LOURO, NOZ MOSCADA ETC)

DOCES (QUINDIM, MANJAR, COMPOTAS)

PÃES CASEIROS

BOLOS COM ESPECIARIAS (NOZES, CASTANHA, AÇÚCAR MASCAVO)

CEREAIS (LENTILHA, GRÃO DE BICO, ARROZ) cozidos.

MEL

VELAS (VARIANDO A COR E A FORMA)

INCENSOS

MOEDAS

CRISTAIS (PEDRAS)

VINHO TINTO OU BRANCO

PONCHE DE FRUTAS

SUCO DE FRUTAS

CHÁS AROMÁTICOS

ÁGUA MINERAL

ADORNOS FEMININOS (PULSEIRAS, BRINCOS E COLARES)

LEQUES

CASTANHOLAS

XALES

VÉUS

LENÇOS DE CABEÇA, SE POSSÍVEL ENFEITADO COM MOEDAS

PERFUMES

BARALHOS CIGANOS

IMAGENS CIGANAS

CIGARRILHAS - CIGARROS OU CHARUTOS

FUMO

FITAS COLORIDAS

PÓS DE MAGIA E DEFUMADORES

* * INGREDIENTES ESPECÍFICOS PEDIDOS PELA ENTIDADE.**


NATURALMENTE QUE NÃO SERÃO UTILIZADOS TODOS ESSES MATERIAIS

AO MESMO TEMPO, NA MESMA OFERENDA.

MESMO PORQUE, CADA TIPO DE TRABALHO USA INGREDIENTES

ESPECÍFICOS.


AS OFERENDAS PODEM SER DE *SOLICITAÇÕES OU *AGRADECIMENTOS.


AS OFERENDAS DE SOLICITAÇÕES PODEM SER PARA

AMOR, SAÚDE, PROSPERIDADE, HARMONIA ENTRE PESSOAS, ABANDONO

DE VÍCIOS, ESTUDOS, VIAGENS, PROTEÇÃO, ABERTURA DE CAMINHOS EM

GERAL.


AS OFERENDAS DE AGRADECIMENTO, COMO JÁ DIZ O NOME, SÃO FEITAS

EM RETRIBUIÇÃO A UMA GRAÇA.


NENHUMA ENTIDADE É OBRIGADA A ATENDER PEDIDOS E CONCEDER

FAVORES E BENEFÍCIOS QUE NÃO TEMOS O MERECIMENTO DE RECEBER.

MESMO QUE TENHAMOS O MÉRITO PARA TAL, EM ALGUNS CASOS, O

MOMENTO NÃO É ADEQUADO.


SE VOCÊ QUER OFERECER UM AGRADO AOS AMIGOS ESPIRITUAIS CIGANOS,

OFERTE FLORES, VELAS E FRUTAS PARA AS CIGANAS. E CRAVOS, VELAS E

FRUTAS PARA OS CIGANOS.
NÃO PRECISA GASTAR MUITO, OFEREÇA UMA LINDA MAÇÃ, UMA VELA
BRANCA (PODE SER AMARELA PARA PROSPERIDADE, VERDE PARA SAÚDE,
ROSA PARA O AMOR, AZUL PARA HARMONIA)
UMA ROSA ( AS CORES TÊM A MESMA FUNÇÃO DAS CORES DAS VELAS)
UMA EMBALAGEM DE 500 ML DE ÁGUA MINERAL (ABRA E COLOQUE NUM COPO)
E O RESTANTE DERRAME EM VOLTA DA OFERENDA.
NÃO ESQUEÇA DE ACENDER A VELA. A ROSA DEVE SER ABERTA, NÃO OFEREÇA
ROSAS EM BOTÃO.
.
ALGUNS INGREDIENTES DEVEM SER OFERTADOS EM ENORME QUANTIDADE,
* AMOR *FÉ *RESPEITO *CONFIANÇA.
FAÇA SEU PEDIDO COM MUITA ENERGIA. (NÃO FAÇA PEDIDOS DE AMARRAÇÃO
PARA CIGANOS - PEÇA AMOR E NÃO UMA PESSOA ESPECÍFICA)

E ENTREGUE NUM JARDIM OU PRAÇA, PREFERENCIALMENTE ANTES DE
ANOITECER.

NUNCA ENTREGUE AS OFERENDAS PARA CIGANOS EM ENCRUZILHADAS

OU CEMITÉRIOS.

NUNCA PEÇA O MAL PARA NINGUÉM, MESMO QUE ACHE JUSTO.

CIGANOS NÃO TRABALHAM NESSA VIBRAÇÃO.

Pretos velhos e pretas velhas

Comemora-se no dia 13 de Maio, o dia dessas queridas e amadas entidades de Umbanda. São eles, negros que ao Brasil foram trazidos e escravizados para benefício de uma minoria.

Eram de muitas raças diferentes, povos distantes e até desconhecidos e mesmo assim passaram por tantos sofrimentos longe de casa, da família etc.

Eles nunca abandonaram a fé em seus Deuses (Orixás), ela era inabalável e assim para que não sofressem represálias da Igreja Católica e dos Senhores de Engenho, criaram o que chamamos de Sincretismo Religioso, para "maquiar" os seus Orixás, como exemplo Ogum que virou São Jorge.

Atualmente o Candomblé não aceita que se trabalhe com essas entidades, sendo elas entidades basicamente de Umbanda. Trabalham na linha de Omulú (Obaluayê) e de Nanã Buruquê.

A falange das Almas abrange os Pretos Velhos e Pretas Velhas.

Seu Habitat: Cemitérios e Matagais

Sua cor na umbanda: Preto e Branco

Sua comida é : Rapadura, Feijão preto, Mingau das Almas, Fumo de rolo e Agrião

Suas flores: Margaridas Brancas de todas as espécies e tamanhos

Dia da Semana: Segunda-feira

Sua Bebida: A mais comum é o café amargo (sendo frio ou quente)

Sua saudação:

Adorei as Almas!

Ponto de são Benedito

Oh! que santo é aquele

Que vem acolá ?!

É são Benedito,

Que vem ajudá!

Oh! Que santo é aquele que vem acolá?!

Que vem acolá?!

É são Benedito,

Que vem trabalhá.

Ponto da Vovó Cambinda

Segura o touro, Cambinda

Amarra no mourão.

Segura os inimigos Cambinda

Amarra no mourão.

Os inimigos são perigosos, Cambinda

Amarra no mourão.

Oi corre, corre minha gente, auê

Que ai vem o boi tatá, auê

Porteira velha pegou fogo, auê

Pra não sair no mundão,

Segura o touro Cambinda,

Amarra no mourão.

Olha que eles são bravos, Cambinda.

Auê, auê...

Ponto da Vovó Engrácia

( irradiação com Oxum)

É e é...

Ela é de umbanda também.

Aí vem vovó Engrácia, (bis)

Pra seus filhos fazer bem.

Ponto de Prêto velho

Que nossa senhora

Te cubra com o véu,

Que são Pedro te abra,

As portas do céu.

Ponto da Vovó Catarina

Vovó Catarina o dia vem,

A senhora é quem sabe e,

Mais ninguém,

Vovó Catarina,

Olha seus filhos

No gongá,

A senhora é quem

Sabe e mais ninguém. (bis)

Ponto de Chico Prêto

Todo mundo qué, qué, qué, qué,

Chico Prêto quimbandeiro

Do povo de Guiné.

Ôia, todo mundo qué, qué, qué, qué,

Chico Prêto feiticeiro.

Do povo da Guiné.

Baixa! Baixa! Oh virgem da Conceição

Maria Imaculada para tirar a perturbação

Se tiveres praga de alguém,

Desde já se retirado.

Levando para o mar ardente...

Para as ondas do mar sagrado...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ervas sagradas dos orixás/Ogum/oxossi

Ervas de Ogum

Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira para debelar diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras.

Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.

Agrião: excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é expectorante de ação ligeira.

Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.

Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.

Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários atos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.

Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo. Esses filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.

Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e na leucorréia. Seu princípio ativo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.

Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril, contra as diarréias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.

Carqueja: Sem uso ritualísticos. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da diabetes e no emagrecimento.

Crista-de-galo – Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar diarréias.

Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.

Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.

Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.

Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.

Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O resultado é positivo.

Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da asma e hemoptises.

Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa como chá, para emagrecimento.

Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).

Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com o orixá. A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias de pele.

Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimônias do ritual. Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo fortificante. Não possui uso na medicina popular.

Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.

Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.

Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e debeladora de febres.

Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.

Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.

Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.

Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.

Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.
São-gonçalinho: É uma erva santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá.

Tanchagem: Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e da cachumba.

Vassourinha-de-igreja: Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades profissionais . não possui uso na medicina popular.

Ervas de Oxóssi


Acácia-jurema: Usada em banhos de limpeza, principalmente dos filhos de Oxóssi. É também utilizada em defumações. A medicina popular a utiliza em banhos ou compressas sobre úlceras, cancros, fleimão e nas erisipela.

Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá, porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Não possui uso na medicina popular.

Alfavaca-do-campo: Emprega-se nas obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô dos filhos do orixá a que pertence. A medicina caseira aplica esta planta para combater as doenças do aparelho respiratório, combate principalmente as tosses e o catarro dos brônquios; preparado como xarope é eficaz contra a coqueluche. Usada em chá ou cozimento das folhas.

Alfazema-de-caboclo: Conhecida popularmente como jureminha, a Alfazema é usada em todas as obrigações de cabeça, nos banhos de limpeza ou abô e nas defumações pessoais ou de ambientes. A medicina caseira usa os pendões florais, contra as tosses e bronquites, aplicando o chá.

Araçá – Araçá-de-coroa: Suas folhas são aplicadas em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e banhos de purificação. A medicina popular considera essa espécie como um energético adstringente. Cura desarranjos intestinais e põe fim às cólicas.

Araçá-da-praia: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. No uso popular cura hemorragias, usando-se o cozimento. Do mesmo modo também é utilizado para fazer lavagens genitais.

Araçá-do-campo: É utilizada em banhos de limpeza ou descarrego e em defumações de locais de trabalho. A medicina popular emprega o chá contra a diarréia ou disenteria e como corretivo das vias urinárias.

Caapeba-pariparoba: Muito usada nas obrigações de cabeça e nos abô para as obrigações dos filhos recolhidos. Folha de muito prestígio nos Candomblés Ketu, pois serve para tirar mão de zumbi. A medicina popular utiliza seu chá para debelar males do fígado, e o cozimento das raízes para extinguir as doenças do útero. Surte efeito diurético.

Cabelo-de-milho: Somente o pé do milho pertence a Oxóssi; as espigas de milho em casa propicia despensa farta. Quando secar troque-a por outra verdinha. O cabelo-de-milho é muito usado pela medicina do povo como diurético e dissolvente dos cálculos renais. É usado em chá.

Capim-limão : Erva sagrada de uso constante nas defumações periódicas que se fazem nos terreiros. Propicia a aproximação de espíritos protetores. A medicina caseira a aplica em vários casos: para resfriados, tosses, bronquites, também nas perturbações da digestão, facilitando o trabalho do estômago.

Cipó-caboclo: Muito utilizada em banhos de descarrego. O povo lhe dá grande prestígio ao linfantismo, por meio de banhos. Usada do mesmo modo combate inflamações das pernas e dos testículos.

Cipó-camarão: Usada apenas em banhos de limpeza e defumações. O povo indica que, em cozimento é de grande eficácia no trato das feridas e contusões.

Cipó-cravo: Não possui uso ritualístico. Na medicina caseira atua como debelador das dispepsias e dificuldade de digestão. Usa-se o chá ao deitar. É pacificador dos nervos e propicia um sono tranqüilo. A dose a ser usada é uma xícara das de café ao deitar.

Coco-de-iri: Sua aplicação se restringe aos banhos de descarrego, empregando-se as folhas. A medicina caseira indica as suas raízes cozidas para por fim aos males do aparelho genital feminino. É usado em banhos semicúpios e lavagens.

Erva-curraleira: Aplicada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos do orixá da caça. Na medicina popular é aplicada como diurético e sudorífico, sendo muito prestigiada no tratamento da sífilis. Usa-se o cozimento das folhas.

Goiaba – Goiabeira: É utilizada em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Oxóssi. A medicina caseira usa a goiabeira como adstringente. Cura cólicas e disenterias. Excelente nas diarréias infantis.

Groselha – Groselha-branca: Suas folhas e frutos são utilizados nos banhos de limpeza e purificação. A medicina popular diz que se fabrica com o fruto um saboroso xarope que se aplica nas tosses rebeldes que ameaçam os brônquios.

Guaco cheiroso: Aplica-se nas obrigações de cabeça e em banhos de limpeza. Popularmente, esta erva é conhecida como coração-de-Jesus. Medicinalmente, combate as tosse rebeldes e alivia bronquites agudas, usando-se o xarope. Como antiofídico (contra o veneno de cobra), usam-se as folhas socadas no local e, internamente, o chá forte.

Guaxima-cor-de rosa: Usada em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô dos filhos do orixá da caça. É de costume usar galhos de guaxima em sacudimentos pessoais e domiciliares. Muito útil o banho das pontas. A medicina popular usa as flores contra a tosse; as folhas são emolientes; as pontas, sementes e frutos são antifebris.

Guiné-caboclo: Utilizado em todas as obrigações de cabeça, nos abô, para quaisquer filhos, nos banhos de descarrego ou limpeza, etc. Indispensável na Umbanda e no Candomblé. O povo usa para debelar os males dos intestinos, beneficia o estômago na má digestão. Usa-se o chá.

Hissopo – Alfazema-de caboclo: Aplicada nos ebori e nas lavagens de contas, do mesmo modo é empregado nos abô para limpeza dos iniciados. É muito usado nas afecções respiratórias, elimina o catarro dos brônquios. Usa-se o chá.

Incenso-de-caboclo – Capim-limão: Usada nas defumações de ambientes e nos banhos de descarrego. O povo a utiliza para exterminar resfriados, minorar as bronquites e, também, nas perturbações da digestão.

Jaborandi: De grande aplicação nas várias obrigações. A medicina popular adotou esta planta como essencial na lavagem dos cabelos, tornando-os sedosos e brilhantes. Tem grande eficácia nas pleurisias, nas bronquites e febres que tragam erupções. Usa-se o chá internamente.

Jacatirão: Pleno uso em quaisquer obrigações. O seu pé, e cepa são lugares apropriados para arriar obrigações. Não possui uso na medicina caseira.

Jurema branca: Aplicada em todas as obrigações de ori, em banhos de limpeza ou descarrego e entra nos abô. É de grande importância nas defumações ambientais. A medicina caseira indica as cascas em banhos e lavagens como adstringente. Em chá tem efeito narcótico, corrigindo a insônia.

Malva-do-campo – Malvarisco: Seu uso se restringe aos banhos descarrego e limpeza. O povo a indica como desinflamadora nas afecções da boca e garganta. É emoliente, propiciando vir a furo os tumores da gengiva. Usa-se em bochechos e gargarejos.

Piperegum-verde – Iperegum-verde: Erva de extraordinários efeitos nas várias obrigações do ritual. A medicina aponta-a como debeladora de reumatismo, usando-se banhos e compressas.

Piperegum-verde-e-amarelo: Tem o mesmo uso ritualístico prescrito para o piperegum
de Oxóssi. Na medicina popular é o mesmo que piperegum-verde.

Pitangatuba: Usado em quaisquer obrigações de ori, ebori, lavagem de contas e dar de comer à cabeça. A farmácia do povo indica em chá, nos casos de febres e também para desobstruir os brônquios.